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Araújo prevê R$ 1 milhão em vendas mensais pelo WhatsApp

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A Drogaria Araújo fechou uma parceria com a empresa de tecnologia Take Blip, tornando-se a primeira farmácia a ter presença no WhatsApp de forma oficial. A novidade, que foi desenvolvida em apenas dois meses, foi possível após resolução que autoriza que farmácias e drogarias usem a API do WhatsApp no Brasil, da qual Take Blip é provedora oficial.

A solução permite navegação pelo catálogo para a escolha de produtos, com o pagamento sendo realizado ainda fora do aplicativo e os pedidos efetuados serão entregues em apenas 90 minutos após a confirmação da compra.

“Fomos os primeiros a adotar o modelo de drugstore, o serviço de drive-trhu e a oferecer plantão 24 horas na cidade. Agora, estamos inovando mais uma vez com as vendas por whatsapp, certos de que a digitalização no atendimento é um importante passo para alcançarmos o nosso objetivo, de manter o crescimento sustentável tendo como base a inovação e o pioneirismo, características que tornaram a marca uma referência no mercado” destaca André Giffoni, diretor de Estratégia Digital e Cliente.

A expectativa da Araujo é de que, com o novo canal, as vendas ultrapassem a marca de R$ 1 milhão por mês durante o primeiro ano.

A rede, que é referência no Brasil quando o assunto é inovação no setor farmacêutico, já possui uma assistente virtual, a Jô, lançada em 2018, que ajuda os clientes na tomada de decisão do que comprar. Com um catálogo de produtos que conta com mais de 10 mil itens, a primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araújo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento.

“Com a liberação pela Meta do uso do WhatsApp Business API para drogarias e farmácias, com restrição apenas da comercialização de medicamentos, esse segmento dá origem a uma nova etapa. As oportunidades são extremamente relevantes pois, grande parte das empresas deste segmento tem seu faturamento com itens de conveniência, suplementos, cuidados pessoais, perfumaria, dentre outros produtos permitidos para venda, superiores ao faturamento gerado por medicamentos”, afirma Luiz Marcelo Santos Júnior, diretor de Retail, CPG e Services da Take Blip.

Pagamento via WhatsApp

O pagamento de compras direto no aplicativo WhatsApp Business ainda não é possível, mas a expectativa é que essa funcionalidade seja lançada em breve. Hoje, após a escolha do produto, forma de recebimento e preenchimento dos dados pessoais, o cliente recebe o link de pagamento. “Ao clicar no link, o browser do celular do usuário abre com os campos do cartão de crédito a serem preenchidos. Com a confirmação do pedido, o cliente deve realizar a ação de retornar ao whatsapp. Dentro de alguns minutos, é enviado o status de pagamento, por meio de uma notificação ativa”, explica o diretor.

“É possível realizar diversos outros serviços de forma automatizada com o uso do WhatsApp Business API, como status de entrega de pedidos, atendimento ao cliente, agendamentos e pesquisas de satisfação. Em síntese, fazer um bom uso do WhatsApp Business API neste segmento, garante uma excelente experiência ao cliente e aumentos significativos das oportunidades de geração de novas receitas, como já comprovado em diversos outros setores”, finaliza e executivo.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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