Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

As ameaças da gripe e do resfriado

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O inverno começa nesta sexta (21) com seus dias frios ameaçando as pessoas com mais de 200 vírus que causam resfriado comum ou com o vírus H1N1, da gripe (influenza).

Para o resfriado comum não existe vacina e antibióticos não têm qualquer efeito. Para o vírus da influenza, uma vacina de alta efetividade é aplicada anualmente nas campanhas de vacinação, como naquela recém-encerrada em São Paulo.

Apesar de o resfriado ser considerado benigno, doentes com o sistema imunológico debilitado ou que sofrem com asma e outros problemas respiratórios podem evoluir para pneumonia ou bronquite, alertam os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Para reduzir esse risco, os CDC recomendam às pessoas susceptíveis que elas permaneçam distantes dos doentes, lavem as mãos com frequência e evitem tocar em objetos manipulados por portadores da virose.

 

Os sintomas do resfriado e da gripe são semelhantes, mas os da gripe são mais intensos e incluem febre com calafrio, dores musculares e fadiga.

Para alívio dos sintomas, a recomendação é o descanso e o uso medicamentos sintomáticos. Se continuarem por mais de uma semana, é recomendável procurar ajuda médica.

Os CDC também dizem que é importante evitar o uso da aspirina (ácido acetilsalicílico), principalmente em crianças e adolescentes, por causa do risco de se desencadear a síndrome de Reye, gravíssima.

Fonte: Folha de S. Paulo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/11/com-143-mil-casos-campinas-e-a-cidade-do-estado-com-mais-registros-de-dengue-desde-2009/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress