O mercado de consumer health segue acelerado, aumentando sua participação em 5 p.p. desde 2016. O segmento contabilizou R$ 108,5 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2024, representando 48% do mercado do mercado farmacêutico total.
A apresentação de Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de consumer health da IQVIA, foi um dos destaques da Arena Farma Trends, no primeiro dia do Abradilan Conexão Farma, espaço onde as inovações tecnológicas e tendências do mercado são destaque, com temas como o uso de dados, categorias em ascensão e o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos
Entre as principais corporações no ranking geral de consumer health ocorreram alterações importantes com indústria farmacêuticas tradicionalmente especializadas na produção de medicamentos – como o Grupo NC e a Eurofarma – e a entrada de grandes redes de farmácias como a RD Saúde, com a força de suas linhas de marcas próprias.
Top 20 corporações de consumer Heath
- Hypera
- P&G
- Cimed
- L’Oréal
- NC Farma
- Nestlé
- Unilever
- Opella
- Kenvue
- Kimberly-Clark
- União Química
- Beiersdorf
- Haleon
- Eurofarma
- Danone
- RD Saúde
- Aché
- Reckitt
- Colgate
- Hertz
Fonte: IQVIA
As marcas próprias crescem ao longo dos últimos cinco anos em velocidade superior às marcas convencionais e conquistam território ao longo do tempo”, afirma Danté.
Segundo o executivo, esse segmento contabiliza um CAGR de 21,6% nos últimos cinco anos, registrando uma receita de R$ 4,6 bilhões em 2024, crescimento de 14,9% em relação a 2023.
A relevância do personal care no mercado de consumer health
O segmento de personal care representa 35,9% do mercado de consumer health. Entre as top categorias de 2024, cuidados para os lábios – impulsionado pelo blockbuster da linha Carmed, da Cimed; e os repelentes evoluem consistentemente, com 13,2% de crescimento.
Por outro lado, grandes cestas como cuidados da face, produtos para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios apresentaram crescimento abaixo da média. “Ainda que represente uma pequena parcela da cesta de personal care, a categoria de repelentes apresentou o segundo maior crescimento em 2024, impulsionada pela epidemia de dengue, o que impactou significativamente as vendas do produto em farmácias”, afirma Danté.
Já, cuidados para os lábios vem ganhando força desde 2023, em função do sucesso de novos produtos para essa região. “Esse movimento se intensifica nas épocas mais frias, favorecendo o crescimento contínuo da categoria”, finaliza.