Ataque hacker força rede de farmácias a fechar todas as lojas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Rede de farmácias
Foto: Freepik

As portas da rede de farmácias Unimed Cuiabá seguem fechadas desde a última terça-feira, dia 19. O motivo: um ataque hacker na madrugada de segunda-feira, dia 18. As informações são do Repórter MT.

Todos os sistemas da cooperativa estão inoperantes, o que impede as drogarias de funcionar. Segundo a empresa, não há previsão para o retorno das atividades.

Rede de farmácias não foi a única afetada 

A Farmácias Unimed Cuiabá não foi a única afetada. Toda a atuação da cooperativa na capital mato-grossense está comprometida. A falha está atingindo às consultas e atendimentos médicos feitos por meio do plano de saúde.

Farmácias precisam minimizar riscos cibernéticos 

Com a adoção de ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência, ações para minimizar os riscos cibernéticos também são fundamentais para garantir a sobrevivência da farmácia independente.

Segundo o portal Drug Topics, a adoção de ferramentas de automação no varejo farmacêutico cresce na mesma proporção que a ameaça de cibercrimes, que geralmente envolvem invasão, vazamento/sequestro de dados e até mesmo a interrupção parcial ou total de serviços, como ocorreu com a Farmácias Unimed Cuiabá.

Uma pesquisa divulgada em outubro de 2023 pelo Identity Theft Resource Center (ITRC), organização sem fins lucrativos criada nos EUA para apoiar vítimas de crimes de identidade, aponta que naquele país foram registrados 733 incidentes cibernéticos entre julho e setembro de 2023, dos quais 113 na área da saúde.

Segundo o relatório, o setor de saúde é o quarto mais visado dos Estados Unidos, atrás de educação, finanças e governo.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress