O maior canal de informação do setor

Atraso de insulina pelo SUS atinge 3 meses

110

O atraso do SUS para entrega da insulina de ação rápida atinge três meses. A Medex, Farmácia do Estado, não entrega mais a medicação desde agosto e, por enquanto, não há previsão. Entre os pacientes diabéticos, os que conseguem compram o remédio e os que não podem sacrificam o controle da glicemia.

Veja também: Remédio para leucemia segue em falta desde 2º trimestre

Cada caneta de aplicação dura, em média, uma semana e custa cerca de R$ 50,00. ‘Muitos não têm condição de pagar pelo remédio, nem em caráter emergencial’, mencionou o pai de um dos pacientes que obtém a medicação do SUS através da Medex.

Siga nosso Instagram

Nesta terça-feira este mesmo denunciante esteve novamente na Farmácia do Estado para verificar se a insulina ‘rápida’ tinha chegado. ‘A informação é que não tem e que não sabem quando vai chegar’.

O Jornal da Manhã trouxe o problema no mês de setembro e a situação continua a mesma. Na época, a Secretaria de Estado da Saúde alegou que a insulina (marca Asparte) integra a lista de medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde, responsável pelo planejamento, compra e compartilhamento.

‘Não compete ao Estado de São Paulo a realização de licitações e cobrança aos fornecedores em relação a estes medicamentos. As quantidades do Asparte para o atendimento de pacientes no terceiro trimestre foram enviadas pelo órgão com atraso e de forma parcial’, informou a pasta.

Independente da esfera pública, o paciente com diabetes precisa fazer o controle glicêmico contínuo e a interrupção afeta sua saúde em curto, médio e longo prazo.

Funcionários da Medex confirmaram para os pacientes que muitas pessoas aguardam a medicação, entrando em contato periodicamente, o que confirma a dificuldade de aquisição particular e a necessidade da insulina pelo SUS.

Fonte: Jornal da Manhã de Marília

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação