O Minha Melhor Compra (MMC), plataforma de automação de compras do Cosmos Pro da Procfit, teve um ano movimentado em 2024. No dia 19 de dezembro, a solução atingiu a marca de R$ 4 bilhões em pedidos, consolidando seu papel estratégico no suporte às operações de reposição de mercadorias em mais de 4 mil pontos de venda.
Ao todo, o MMC transmitiu automaticamente 10 milhões de pedidos para seus 168 fornecedores, entre distribuidores e operadores logísticos. “Ao reduzir rupturas, diminuir o CMV e, consequentemente, melhorar o resultado na última linha da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o MMC tem gerado impactos significativos para farmácias e drogarias que utilizam a solução”, opina o gerente de desenvolvimento Oscar Ferrauche.
Automação de compras do Cosmos Pro cresceu com atualizações
Segundo Ferrauche, algumas novidades inseridas possibilitaram o ganho de capilaridade da plataforma. “Por meio de nossas atualizações, democratizamos o acesso à ferramenta”, afirma. Entre as novidades, duas se destacam, a Cotação Web e o MMC Plug and Play.
“Com a Cotação Web, fornecedores de menor expressão, que ainda não fazem uso de APIs, puderam passar a vender pela plataforma. Já o Plug and Play levou a potência de nosso MMC para outras software houses, democratizando a aplicação do sistema em farmácias dos mais diferentes nichos”, explica.
O Cosmos Pro, divisão de negócios da Procfit responsável pela solução, também incorporou novos modelos de compra, como o Melhor Compra e Ordem Pré-Definida; e estabeleceu novas regras de bloqueio de compra, como Margem Mínima de Vendas e Custo.
Companhia quer dobrar número de transações em 2025
Para o próximo ano, Ferrauche revelou que o objetivo do Cosmos Pro é dobrar o número de transações realizadas pela plataforma. Para isso, a empresa repetirá a estratégia vitoriosa de trazer novidades para o sistema. “Queremos repaginar nossos menus e opções para trazer mais informações aos usuários. Além disso, planejamos inserir a opção de compra por molécula, assim como estabelecer a análise de tendências de compra”, revela.
O MMC Academy, capacitações realizadas pela companhia junto a lojistas e equipes, também será fortalecido em 2025. “Levando conhecimento sobre a ferramenta garantimos que o usuário consiga extrair os melhores resultados”, avalia Ferrauche.
MMC automatiza processo de compras
O MMC é uma plataforma inteligente de gestão de compras desenvolvida especialmente para o varejo farmacêutico. Nela, o processo de cotações, pedidos e retornos com fornecedores é feito de forma automática, por meio de integração via API com o ERP dos usuários. O sistema recebe sugestões de compra, busca as melhores condições e devolve informações otimizadas para o ERP, promovendo eficiência e economia.
Uma rede que tem aproveitado os benefícios da ferramenta é a Farma Conde. Segundo Leandro Holanda, diretor de compras da varejista, o MMC trouxe vários impactos positivos para os negócios, reduzindo significativamente o período dedicado a tarefas repetitivas, o que permite a entrega de resultados com maior rapidez e eficiência.
“Ao automatizar tarefas manuais e processos repetitivos, conseguimos liberar a equipe para focar em atividades de maior valor agregado, como inovação e análise estratégica. Isso não só economiza tempo, mas também reduz erros humanos e aumenta a precisão das operações”, afirma.
Holanda também ressalta que os recursos integrados da ferramenta desempenham um papel crucial ao facilitar a comunicação e a colaboração entre diferentes departamentos e sistemas, permitindo que as informações fluam de forma contínua e em tempo real.
“Com o MMC conseguimos acompanhar de maneira mais precisa diferentes áreas e processos, além de ter maior visibilidade sobre as operações e os resultados em tempo real. Isso nos possibilitou tomar decisões mais assertivas e agir proativamente, prevenindo problemas antes que eles se agravassem”, finaliza o diretor da Farma Conde.