Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Autotestes de Covid somem das farmácias após Carnaval

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

autotestes de Covid
Foto: Depositphotos

 

Após o Carnaval, as grandes redes de farmácias de São Paulo estão com falta de autotestes de Covid, segundo a Folha de S. Paulo. Em contato com lojas e centrais de atendimento nesta quarta-feira, dia 21, Pague Menos, Extrafarma, Drogaria São Paulo, Raia e Drogasil e relataram  baixo estoque ou desabastecimento de testes antígeno para a doença em função da alta demanda.

De acordo com a reportagem, na central de atendimento da Pague Menos e da Extrafarma, atendentes informaram que, em todo o sistema, só havia produtos disponíveis em quatro lojas de São Paulo, nos bairros da Mooca, Ipiranga, Sé e Belenzinho, mas sem disponibilidade para entrega. As redes possuem 124 unidades por toda a capital paulista.

Dos nove tipos de autotestes de Covid vendidos no site da Drogaria São Paulo, oito estão esgotados. Por telefone, três farmácias da rede, duas na zona leste e uma na zona norte, afirmaram que seus estoques terminaram nesta semana.

Duas lojas da Drogasil no centro da cidade tinham disponíveis poucos produtos de uma marca, segundo atendentes. Na unidade da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, os testes esgotaram nesta quarta, mas vendedores afirmaram que novos estoques chegariam esta semana. Outra, em Santa Terezinha, afirmou que com o aumento da demanda havia apenas duas marcas disponíveis.

A loja da rua Treze de Maio, no centro, não tinha o produto. A mais próxima dali que ainda registrava o autoteste em estoque era a da rua Cubatão. Na unidade da rua Gaivota, em Indianápolis, na zona sul, duas marcas estavam sendo vendidas.

Falta de autotestes de Covid é pontual

A dificuldade de encontrar autotestes de Covid acompanha o aumento de casos de Covid neste início de ano no Brasil. A alta demanda também acompanha o aumento dos atendimentos por Covid em hospitais privados.

Segundo a Folha, o grupo responsável pela Pague Menos e Extrafarma foi procurado pela reportagem, mas não respondeu até a publicação do texto.

Em nota, o grupo DPSP, que representa a Drogaria São Paulo e Pacheco, negou desabastecimento. De acordo com a companhia, a busca pelo autoteste, a nível nacional, aumentou mais de 28% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já a RaiaDrogasil, que tem 2.900 farmácias em todo o país, afirmou que existem faltas pontuais, mas que está trabalhando para regularizar o estoque. A empresa registrou aumento médio de 25% na busca pelos exames de Covid desde a semana anterior ao período de Carnaval, com busca maior pelo autoteste.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress