Balanço da Pague Menos revela alta de 7% no Ebitda

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Balanço da Pague Menos revela alta de 7% no Ebitda

O balanço da Pague Menos revela que o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amotirzação) da rede de farmácias avançou 7% em 2023, chegando a R$ 476 milhões. A empresa foi a primeira do grande varejo farmacêutico a publicar os resultados do quarto trimestre e os indicadores acumulados do ano passado.

O lucro líquido ajustado da companhia alcançou R$ 14,2 milhões, uma queda de 91,2% em relação aos R$ 161,6 milhões registrados em 2022. No entanto, esse indicador totalizou R$ 62,8 milhões no período de outubro a dezembro – 16,9% a mais na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.

“Nosso resultado foi pressionado ao longo do ano, principalmente pela margem bruta, com recuo de 0,5 ponto percentual. Diante desse cenário decidimos concentrar nossos esforços na gestão de despesas e ganho de eficiência operacional, o que permitiu compensar parcialmente as pressões na rentabilidade”, comenta Luiz Renato Novais, Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores das Farmácias Pague Menos.

Balanço da Pague Menos destaca avanço digital

No balanço da Pague Menos, chama a atenção a performance dos canais digitais. Ao todo, as vendas omnichannel somaram R$ 1,4 bilhão, índice 49% superior ao de 2022. A rede intensificou suas atividades de marketing com campanhas de alto alcance, foco na geração de tráfego e execução positiva de campanhas. A Black Friday, por exemplo, elevou a participação das vendas online para 12,5% no período, com pico de mais de 20% no dia 24 de novembro.

As Farmácias Pague Menos encerraram o ano com 1.632 pontos de venda, com 20 aberturas em diferentes regiões do país. O crescimento orgânico, excluindo a Extrafarma, foi de 9,8% contra 8,2% de todo o varejo farmacêutico, segundo dados da IQVIA.

Aquisição da Extrafarma e hub de saúde fortalecem resultados

Concluída em agosto de 2022, a aquisição da Extrafarma acelerou em três anos o plano de expansão da Pague Menos e consolidou a liderança da companhia nas regiões Norte e Nordeste. No quatro trimestre foram registrados R$ 32,4 milhões em sinergias. O valor chegou a R$ 28,2 milhões no trimestre anterior.

“Considerando todos os desafios envolvidos em uma operação dessa magnitude, ainda mais quando se trata de um ativo que operava com margens negativas antes da aquisição, as conquistas alcançadas ao longo de um ano e cinco meses foram expressivas”, reforça Novais. O executivo antecipa que, em 2024, direcionará atenções para as melhorias operacionais da Extrafarma, com incremento de venda média e maior alavancagem operacional.

O hub de saúde das Farmácias Pague Menos também ganhou relevância no modelo de negócios. O Clinic Farma superou a marca de 5 milhões de atendimentos no ano, 139% em relação a 2022.

Avanços na agenda ESG

Já a agenda ESG permitiu que a rede de farmácias cumprisse sete das metas originalmente previstas para 2025. Uma delas foi o lançamento do Clinic Farma itinerante, por meio da oferta gratuita de serviços de saúde básicos para comunidades carentes, com mais de 2 mil atendimentos em 11 diferentes cidades.

Também foram realizados os inventários que contribuem para a construção e o planejamento das metas de redução da geração de resíduos e de reciclagem. Já os esforços com a promoção da diversidade foram premiados com a entrada no Índice de Diversidade da B3, o IDIVERSA.

Nova liderança e planos para 2024

Em dezembro de 2023, a companhia anunciou o início do processo de transição no cargo de diretor-presidente, iniciado em 4 de janeiro de 2024 com a chegada de Jonas Marques para suceder Mário Queirós.

Com mais de 25 anos de experiência no setor farmacêutico, o executivo liderou áreas estratégicas em multinacionais como Bayer, Roche e Stiefel Laboratories (companhia pertencente à GSK). Recentemente, ocupava o cargo de presidente da divisão de Consumer Health da Bayer para os mercados da Austrália e Nova Zelândia – função também exercida por ele no Brasil e na Itália.

Em 2024, a rede seguirá focada na desalavancagem financeira, melhoria operacional e na conclusão da integração da Extrafarma. A projeção é de abertura de 30 novas lojas no total. “A partir de minha ampla experiência profissional no setor farmacêutico e com um compromisso em execução que equilibre crescimento e rentabilidade, espero contribuir para o contínuo sucesso da empresa e para sua missão diária de entregar saúde para todos os brasileiros”, destaca Marques.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress