Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Benefícios e indicações do whey protein

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Whey protein

O whey protein é um suplemento cada vez mais presente na rotina de atletas. Pode ser explorado tanto no alto quanto no baixo rendimento, devido sua grande variedade de benefícios para a saúde muscular. O produto é extraído do soro do leite de vaca, cabra ou ovelha, e é fundamental em exercícios físicos, no desempenho e no rendimento do dia a dia como atleta.

A proteína é facilmente encontrada, sendo comercializada em farmácias e lojas de suplementos especializadas. As doses dependem da idade, do objetivo e da quantidade de atividade física em média que a pessoa terá. O whey protein é um suplemento tradicional e de grande qualidade, tendo diferentes funções no corpo além dos músculos.

7 benefícios do whey protein

  • Aumento da massa muscular;
  • Aumento de força e rendimento nos treinos;
  • Auxílio na perda de peso;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Prevenção da perda de massa magra;
  • Recuperação muscular após atividade física.

Como dá para imaginar, o whey proporciona diversos benefícios e tem muitas funções destinadas ao organismo. Porém, de nada vale seu uso se não for acompanhado de uma dieta saudável e variada, além da frequência de atividades físicas.

Indicações do whey

O whey protein é um suplemento com altos índices proteicos, portanto, mesmo que ofereça muitos benefícios, só deve ser usado para complementar a dieta, fornecendo as quantidades necessárias de proteína para atingir um equilíbrio calórico.

Seu consumo pode ser indicado tanto para atletas de alto rendimento, quanto para pessoas que fazem atividades físicas regularmente, mas sem tanta intensidade. É recomendado para ambos os casos pois conta com boa quantidade de proteínas de alta qualidade na composição, suprindo as necessidades das dietas e favorecendo os músculos.

Pode ser um suplemento no caso de pessoas que não conseguem ou não são capazes de ingerir as proteínas adequadas para viver através dos alimentos, como no caso de idosos ou pós cirurgia bariátrica.

Whey protein concentrado x isolado x hidrolisado

Ao receber a indicação de um whey protein para incluir na dieta e ir atrás para comprar, geralmente a pessoa se depara com três opções. São elas o concentrado, o isolado e o hidrolisado. Quem indica qual deve ser tomado é o nutricionista, mas qual a diferença entre eles?

  • Whey concentrado

Além de ser o whey mais barato do mercado, também é o mais simples. O processamento para a obtenção da proteína concentrada é menos complexo, incluindo carboidratos, gordura, lactose e minerais na composição final. A concentração proteica desse suplemento atinge cerca de 80% do produto.

  • Whey isolado

O whey isolado atinge mais de 90% de proteínas na composição, sendo a forma mais pura da proteína do soro do leite. Ela literalmente isola a lactose presente nos outros compostos, e é indicada para pessoas intolerantes, ou com dificuldade de digestão. Também pode ser ideal para pessoas que querem perder peso com maior qualidade, já que o isolamento também inclui gorduras e carboidratos. Seu preço é bem superior ao whey concentrado.

  • Whey hidrolisado

Também com alto teor proteico na composição, o processo de refinamento do produto quebra as proteínas e torna mais fácil ainda sua absorção. Também é indicado para intolerantes à lactose e a pessoas que querem fazer uma dieta mais restrita, já que é a proteína da forma mais pura.

Como tomar?

Para tomar o whey protein você deve mistura-lo em água, suco, ou batido no liquidificador junto de frutas ou outros ingredientes. A quantidade vai de acordo com a indicação proteica da dieta, mas na maioria das vezes varia entre 20 e 40g por dia.

Pode ser tomado 30 minutos antes das grandes refeições para ajudar no emagrecimento, ou então, em no máximo até 2 horas após a prática da atividade física para ganho muscular. Quem indicará perfeitamente como deve ser usado de acordo com o objetivo da pessoa é o nutricionista ou nutrólogo.

Efeitos colaterais do whey protein

Se utilizado da maneira correta e seguindo as orientações nutricionais, o whey protein não provoca efeitos colaterais. Porém, se for tomado em excesso, pode causar sintomas:

  • Excesso de gases;
  • Náuseas;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Perda do apetite;
  • Dor de cabeça.

Muitas pessoas se perguntam: whey protein engorda? A resposta é: depende. Se for ingerido em excesso, pode sim engordar, já que cada 1 g da proteína fornece 4 calorias e em sua composição há também carboidratos. Caso seja alinhado ao sedentarismo ou à alimentação inadequada pode favorecer o ganho de peso da mesma forma.

Quem não deve tomar whey protein?

Alérgicos à proteína do leite não podem tomar whey. Quem tem problema no fígado ou insuficiência renal, também deve consultar um médico ou nutricionista antes de consumir. O whey protein também pode desregular a ação de alguns medicamentos, dentre eles levodopa, vermífugos, antibióticos e medicamentos para osteoporose.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress