Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Bertolini desenvolve automação para farmácias e distribuidoras

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

automação para farmácias

A Bertolini Sistemas de Armazenagem criou projetos de automação para farmácias de pequeno e médio porte e também para distribuidoras, aumentando em até 40% a eficiência operacional. A solução contribui para minimizar um dos maiores gargalos no centro de distribuição – o deslocamento das equipes que atuam na separação dos produtos para expedição.

“Essa iniciativa permite diminuir em até 25% o número de pessoas dentro da operação e aquelas que permanecem têm uma melhora de performance de 60% na produção”, afirma Marcelo Domene, especialista de aplicação e vendas da Bertolini. Segundo o executivo, a estratégia está no desenvolvimento de layouts que eliminam ou diminuem esse deslocamento, aumentando a produtividade do funcionário que está separando os itens de um determinando pedido.

Automação para farmácias com análise de dados

Os projetos de automação da Bertolini são voltados para dois nichos específicos – a linha de separação de pedidos fracionada, quando vários itens têm que ser embalados em uma caixa; e a linha de separação de caixas fechadas.

“A solução pode ser na forma de uma esteira, um equipamento específico, por meio de um software ou envolver apenas um arranjo de layout. O objetivo é oferecer um projeto que atenda às necessidades daquela empresa, otimizando os processos e evitando que equipamentos fiquem ociosos”, acrescenta Domene.

Para desenvolver os layouts, a companhia faz uso da análise de dados do cliente. “Coletamos todas as informações referentes à quantidade de pedidos separados no período de um ano, desenvolvemos um estudo detalhado com uma projeção para os próximos cinco anos a fim de chegar ao modelo ideal de automação”, ressalta.

De acordo com Domene, os projetos de automação do canal farma são mais direcionados para as categorias de alto valor agregado, como medicamentos e cosméticos.

Melhora da acurácia do pedido

A automação permite olhar a operação logística de forma mais ampla e melhorar o recebimento e abastecimento do CD. A tecnologia também evita o envio de itens errados ou faltantes, melhorando a acurácia do pedido e contribuindo para a prevenção de perdas. Além disso, permite rastrear a etapa de separação, o que possibilita à empresa remunerar seu time por produtividade e realizar treinamentos específicos para melhora de performance.

Os projetos de automação podem variar de R$ 500 mil a R$ 3 milhões. “É um processo demorado, mas com um custo justificado pelo retorno do investimento (ROI). Ele passa pela fase de análise dos dados, conceituação, convencimento e avaliação da proposta. São projetos que levam em torno de quatro a seis meses para ficarem maduros. E depois tem o tempo de implantação, que gira em torno de oito a dez meses”, finaliza Domene.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress