Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ferramenta da Big Data otimiza mix das farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ferramenta da Big Data otimiza mix das farmácias

Fruto de uma parceria exclusiva entre a Big Data e o Grupo SantaCruz, a plataforma One-Click Order sofreu uma reformulação no modelo de negócios. A ferramenta simplificou a entrada de novos players e promete otimizar os processos de gestão comercial e do mix das farmácias.

Após dois anos de execução, agora as empresas interessadas em aderir ao uso da plataforma não precisam mais formalizar um contrato. “O pagamento passa a ser realizado diretamente para a SantaCruz como se fosse uma verba de trade”, explica Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.

Segundo o executivo, a forma de cobrança também passa a ser proporcional à utilização, fazendo com que a indústria só pague pelas farmácias que efetuarem as compras levando em consideração as recomendações da plataforma.

“As mudanças mostraram-se tão efetivas que aceleraram a adesão de novas companhias, firmando definitivamente o One-Click Order como um recurso poderoso para a indústria farmacêutica e empresas de consumer health e HPC aumentarem participação no PDV”, ressalta.

Um exemplo é a entrada recente da Colgate-Palmolive no programa. Com esse novo modelo, a formalização levou apenas dez dias. “Temos um desafio muito grande em ampliar e adequar nosso mix nas farmácias independentes e associativistas. O objetivo é aumentar a frequência e chegar a esses PDVs com qualidade no sortimento de saúde bucal”, avalia Cristiano Peres, diretor de vendas da divisão farma.

Ele acrescenta que o foco são os produtos terapêuticos para cuidados da gengiva e sensibilidade nos dentes, que contam com a recomendação dos dentistas.

A plataforma já agrega mais sete indústrias – Germed, Haleon, Johnson & Johnson, Kimberly-Clark, L’Oréal, Nivea e Sanofi. “E acabamos de fechar com a P&G e a Unilever, rumo à meta de alcançar 30 empresas fazendo uso da ferramenta até o fim do ano”, avalia Ioschpe.

IA da Big Data aumenta faturamento das farmácias

Atualmente, o One-Click Order da Big Data já é utilizado por cerca de 45 mil farmácias no pedido eletrônico da SantaCruz. O algoritmo entrega o pedido pronto para o farmacêutico, contendo todos os produtos que ele precisará comprar, nas quantidades certas. Entre as principais vantagens está a capacidade de identificar produtos que uma farmácia ainda não comercializa, mas cuja conversão seria um sucesso caso integrassem o portfólio.

“Outra funcionalidade é a indicação da quantidade correta de produtos já comprados, evitando rupturas, desperdício de vendas ou sobrestocagem, que acarreta em capital de giro empacado”, pontua. Além disso, a plataforma contribui para aumentar o faturamento da indústria a partir da entrega do sortimento e desconto ideais para cada farmácia, o que torna a verba de trade mais assertiva.

“Os resultados têm sido muito expressivos. Em junho, por exemplo, as farmácias que usaram o One-Click Order tiveram um aumento médio de 37% em compras nas indústrias participantes. Estamos conseguindo levar praticidade e melhores preços para as farmácias, a partir de um sistema que elas já conhecem e confiam, que é o pedido eletrônico do Grupo SantaCruz”, acrescenta.

A Big Data reúne, em sua base de dados, mais de 17 mil variáveis para analisar a performance de cada ponto de venda. As lojas que não estão performando bem recebem a recomendação baseada no sortimento da farmácia vizinha, que está apresentando bons resultados.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress