Black Friday de 2023 tem 2º pior desempenho da história

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Black Friday
Foto: Canva

Apesar do destaque positivo de categorias como perfumaria e cosméticos, a Black Friday deste ano decepcionou o varejo. É o que apontam dados preliminares reunidos pela NielsenIQ Ebit.

O motor para a queda nos resultados foi uma demanda menor em áreas como as de eletrodomésticos, informática e telefonia, que possuem maior valor agregado e alta procura nesta época do ano.

“O consumidor adotou uma postura mais cautelosa”, analisa Marcelo Osanai, head de e-commerce na empresa de informação. Até o início da noite de sexta-feira, dia 24, o faturamento foi 13% menor do que em 2022.

De acordo com a Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, de quinta-feira, dia 23, a sábado, dia 25, o montante movimentado foi 14,4% menor do que no ano passado, fechando na casa dos R$ 4,5 bilhões.

Movimento foi o segundo pior da história

A Black Friday de 2023 foi a segunda pior da história. Apesar dos dados alarmantes, segundo o Valor Econômico, executivos apontam que a margem foi maior neste ano.

O resultado só não foi pior do que o das promoções realizadas em 2022 que, a depender do levantamento, apontaram quedas de até 34%. Nenhum dos institutos contabiliza os negócios fechados em PDVs físicos.

Com os resultados aquém do esperado, a tendência é que os lojistas invistam mais pesado em ações promocionais visando as vendas para o Natal.

Black Friday tem beleza como protagonista

Não apenas na Black Friday, mas em novembro como um todo, os produtos de perfumaria e cosméticos foram os grandes protagonistas. Enquanto na primeira quinzena do mês a alta na procura por esses produtos foi de 68,7%, nos dias mais conhecidos pelas promoções, foi de apenas 26,7%.

Outro ponto de destaque das promoções deste ano diz respeito aos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). De acordo com outro estudo da NielsenIQ, os MIPs estiveram entre os produtos mais buscados no e-commerce.

O movimento de buscas começou antes mesmo de as tradicionais ofertas começarem, na última sexta-feira do mês de novembro. E os especialistas apontam uma explicação para o sucesso desses produtos.

De acordo com a diretora de marketing da empresa de informação, Mariana de Paula, os menores preços, aliados a utilidade desses medicamentos e sua longa validade, incentivam o consumidor a estoca-los em casa.

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