A Blau Farmacêutica investirá US$ 28 milhões na compra do Laboratório Bergamo, subsidiária da Amgen. O pagamento será feito em dinheiro no momento do fechamento do acordo.
O negócio só será oficializado após aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que deve levar de 90 a 120 dias. Em entrevista ao Valor Econômico, Marcelo Hahn, presidente da Blau, destacou que a aquisição aumentará a capacidade produtiva da farmacêutica, além de ampliar seu portfólio na área oncológica.
Em 2021, o Laboratório Bergamo produziu aproximadamente 2,2 milhões de unidades e registrou uma receita líquida na casa dos R$ 185 milhões. São 190 funcionários e 19 produtos em seu portfólio.
Blau realiza sua primeira aquisição desde o IPO
Desde que entrou na bolsa de valores, a compra do Laboratório Bergamo foi a primeira aquisição da Blau. Segundo Hahn, apesar de ser a primeira, essa não será a última.
“Nunca estivemos tão ativos na área de fusões e aquisições. Temos muitas companhias no nosso pipeline nesse momento. Queremos aumentar nosso parque industrial para aumentar a capacidade produtiva. Queremos crescer no mercado e queremos nos posicionar como um dos grandes fabricantes brasileiros e da América Latina. Para isso, vamos depender de aquisições”, explica.
“O sentimento é de que estamos só começando, temos ainda bastante fôlego para crescer, ano que vem temos ‘follow on’ e teremos investimento muito forte nos próximos trimestres, para continuar crescendo e trazendo valor para o acionista”, completa.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico