Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Botox capilar confere mais vigor, brilho e maciez às mechas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Botox capilar

O botox capilar é uma técnica de super revitalização dos fios. Um dos tratamentos mais procurados atualmente nos salões de beleza,  o método recupera os cabelos danificados, combate o frizz, ameniza as pontas duplas e devolve brilho e maciez às madeixas. Apesar do nome remeter à toxina botulínica, aplicada em procedimentos estéticos na face para deixar a aparência mais jovem, a substância não faz parte da fórmula.

O tratamento é feito com um coquetel de produtos hidratantes para “preencher” os fios. A reposição de elastina, colágeno e queratina tem a função de nutrir e relaxar os cabelos submetidos a tratamentos químicos diversos, como coloração, chapinha e alisamentos. O botox também faz a “selagem” da cutícula dos fios para controlar a porosidade e reduz o volume das mechas, pois promove a reconstrução das fibras capilares.

Ácidos lático e glicólico são as bases do botox capilar

Em alguns casos, esse efeito pode até deixar os cabelos mais lisos por conta do realinhamento dos fios, mas não é essa a proposta.  O botox capilar tem entre seus principais componentes os ácidos lático (ação reparadora) e glicólico, que se liga à queratina tornando o fio menos quebradiço. Por isso, é prudente avaliar a marca a ser utilizada  antes de iniciar o hair care. Há  rodutos no mercado que apresentam formol, substância que, em contato com o couro cabeludo, provoca irritação, coceira, queda de cabelo e falta de ar.

É o tamanho e a quantidade da “cabeleira” que determinam o tempo que se leva para fazer a aplicação. Tudo começa com a lavagem dos cabelos com um xampu anti-resíduos para remover impurezas do couro cabeludo e traços de produtos usados nas mechas em outros eventuais tratamentos. Na etapa seguinte, a reposição dos nutrientes consome em média, 30 a 40 minutos, tempo necessário para a ação da mistura restauradora.

Efeito duradouro depende de cuidados

Após o enxágue, os fios são escovados para selar as cutículas e manter os nutrientes agindo no cabelo por mais tempo. A duração do botox capilar é de até dois meses. Mas alguns cuidados podem fazer com que tenha efeito mais prolongado. Lavar os cabelos em dias alternados, usando água fria ou morna e evitar a exposição solar intensa são alguns desses expedientes. Outra dica é fazer a hidratação a cada 15 ou 30 dias com máscaras capilares ou ampolas de tratamento.

O que se deve evitar é o uso de xampus que promovem a limpeza profunda, pois eles acabam por eliminar os ingredientes presentes no botox. Já o secador é uma fonte de calor que ajuda a ativar os produtos empregados no tratamento. O tipo de cabelo também demanda um xampu específico, desde que seja livre de sal e tenha pH baixo. Esses cuidados ajudam a manter os cabelos saudáveis por períodos mais longos.

 Aplicações programadas

Se após o botox capilar, houver a intenção de tingir ou descolorir os cabelos o recomendável aguardar de dez a 15 dias e fazer antes o teste das mechas. O objetivo é checar se haverá alguma reação entre a tintura e os produtos do botox. De qualquer forma, é possível ocorrer casos isolados de irritações e reações alérgicas na pele.

Para reduzir as chances de efeitos indesejados, o botox capilar não deve entrar em contato com pele. Além disso, quando usado em excesso, pode causar danos graves aos fios. Especialistas alertam que o botox não deve ser usado nos cabelos por mais de três ou quatro vezes ao ano. Caso contrário, é possível que ocorra quebra, queda e enfraquecimento dos fios.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress