Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ácido glicólico está entre os cinco ativos mais buscados em cuidados faciais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), extraído da cana-de-açúcar a partir de processos biotecnológicos enzimáticos. Por promover a renovação celular, ele é capaz de remover as células mortas, estimular a produção de colágeno, reduzir linhas de expressão e rugas finas, controlar a oleosidade, clarear manchas e dar à pele um aspecto de luminosidade e viço – ou ‘glow’, tendência no segmento, uma vez que o acabamento matte cedeu espaço para uma pele mais natural. Com tantos benefícios, o ingrediente vem ganhando cada vez mais espaço na formulação de produtos de skincare.

No final do ano passado, O Boticário apresentou uma linha inteira dedicada ao ativo. ‘Com o lançamento em 2020 de Botik, nossa linha de cuidados faciais, investimos inicialmente em ativos já consagrados neste segmento, como o ácido hialurônico e a vitamina C. O ácido glicólico é nossa mais recente aposta’, diz Gustavo Dieamant, diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário. ‘Em pesquisas prévias de desenvolvimento da linha, diagnosticamos que o ativo era um dos cinco mais buscados e desejados pelas consumidoras de cosméticos’.

De acordo com o executivo, a renovação celular é um processo fundamental para o tratamento de algumas alterações cutâneas, como a acne e a hiperpigmentação. ‘O ácido glicólico é o menor e mais potente dos AHAs. Por ação química, ele gera uma esfoliação da barreira cutânea e, consequentemente, uma resposta biológica das camadas epidérmicas inferiores, que começam a ter uma multiplicação saudável das células e melhoram o aspecto geral da pele’, afirma Dieamant.

Especializada em dermocosméticos, a Be Belle tem em seu portfólio um sabonete de limpeza profunda com alta concentração de ácido glicólico (10%). ‘O que muita gente não sabe é que quando se fala de ácido, mais importante que a concentração do ativo é o pH da solução. É a partir deste parâmetro que teremos maior ou menor penetração e profundidade de ação na pele’, explica Ludmila Bonelli, diretora científica da empresa.

Sabonete da Be Belle tem ácido glicólico 10%

Ela aponta outro benefício do ácido glicólico no produto da marca. ‘A forma ácida do sabonete Poros consegue romper algumas estruturas na camada mais superficial da pele, facilitando assim a melhor absorção de outros ativos de tratamento’.

Lançado recentemente pela Adcos, o sérum Glico Renovador associa o ácido glicólico (5%) a outros ingredientes, como os ácidos lactobiônico, mandélico e salicílico, além de niacinamida. ‘O ácido glicólico é o protagonista dessa formulação, que promove renovação celular, corrige os sinais do envelhecimento e as imperfeições de peles oleosas e acneicas’, diz o gerente de produto Leandro Menezes.

Para ele, o ácido glicólico é o ativo de maior destaque na categoria de skincare atualmente. ‘A quantidade de lançamentos com ácido glicólico se intensificou em 2021 e o componente teve crescimento superior a ingredientes mais tradicionais, como vitamina C e ácido hialurônico’.

Menezes acredita que o ativo deve ganhar ainda mais espaço na categoria de cuidados faciais. ‘A expectativa é de que cresça à medida em que os consumidores vão se familiarizando com seu uso e percebendo os resultados visíveis e rápidos que ele proporciona na pele. Além disso, sua versatilidade contribui para o aumento do uso pela indústria de cosméticos’, diz o gerente da Adcos. ‘A tendência é continuarmos lançando produtos com esse ativo nos próximos anos’, finaliza.

Fonte: Brazil Beautynews

 

Veja Também:https://panoramafarmaceutico.com.br/pague-menos-anuncia-agenda-de-esg-com-32-metas-sustentaveis/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress