Bovespa fecha em alta nesta quinta-feira com maior otimismo global

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Otimismo global – A bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta de 0,59%, a 118.313 pontos, nesta quinta-feira (8), em cenário de maior otimismo global após o banco central dos Estados Unidos reforçar expectativas de manutenção de farta liquidez, o que beneficia países emergentes como o Brasil.

Com o resultado, a bolsa acumula alta de 2,65% na semana e de 1,44% no mês. No ano, ainda há queda de 0,59%. Veja mais cotações.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Cenário

 

No exterior, os investidores aguardam a divulgação de novos dados de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, enquanto a sinalização de que o Federal Reserve (Fede, o banco central dos EUA) não tem pressa para apertar a sua política monetária sustentava o clima de maior otimismo e apetite ao risco, o que beneficia países emergentes como o Brasil.

Na cena doméstica, as atenções seguem voltadas para as preocupações torno da saúde das contas públicas, do ritmo da vacinação e de declarações do presidente Jair Bolsonaro entendidas como ameaça de intervenção na Petrobras.

Bolsonaro afirmou nesta quarta que o aumento do preço do gás anunciado pela Petrobras nesta semana, de 39%, é “inadmissível” e, apesar de dizer que não irá interferir na estatal, afirmou que a política de preços da empresa pode mudar. Na noite, jantou com 25 empresários em São Paulo e ouviu cobrança por reformas estruturais.

Petrobras informou em nota que indagou o seu acionista controlador, por meio do Ministério de Minas e Energia, sobre a existência de informações relevantes que deveriam ser divulgadas ao mercado em razão das declarações de Bolsonaro e que “até o momento, a companhia não recebeu resposta do MME”.

Em Brasília, o STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta o julgamento pra decidir se governadores e prefeitos podem proibir missas e cultos na pandemia.

Na agenda de indicadores, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas caiu pelo terceiro mês seguido, atingindo o menor nível desde agosto de 2020. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a produção industrial registrou queda em 10 das 15 regiões pesquisadas na passagem de janeiro para fevereiro.

“A piora da pandemia nas últimas semanas reduziu a mobilidade social em diversas regiões do país, ainda que bem menos do que o observado durante a eclosão da primeira onda em 2020. Com isso, a atividade econômica deve sofrer a partir de março. Por ora, a adoção de restrições sobre atividades não essenciais e a própria piora aguda da pandemia já tiveram forte impacto negativo nos indicadores de confiança”, destacou o BTG Pactual em relatório.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Notícias Relacionadas