A confiança de serviços voltou a subir em setembro, depois de ficar relativamente estável no mês passado. Com esse resultado, o ICS se consolida acima dos 100 pontos. A alta no mês foi influenciada tanto pela melhora com o momento presente, recuperando o que foi perdido no mês passado, quanto pelas expectativas, que avançam pelo sétimo mês consecutivo.
“O resultado mostra que o setor ainda mantém a trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia. A continuidade desse ritmo de retomada depende da melhora no ambiente macroeconômico, que ainda se mostra desafiador”, avaliou Tobler.
Em setembro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 1,7 ponto, para 101,8 pontos, maior patamar desde novembro de 2012. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,4 ponto, para 101,7 pontos, maior nível desde outubro de 2021.
A melhora da confiança do setor de serviços em setembro contribuiu para o avanço do índice em médias trimestrais. No segundo trimestre, a alta foi puxada por serviços prestados às famílias e serviços de transporte, que haviam sofrido mais ao longo da pandemia e se beneficiaram com o aumento da mobilidade.
No terceiro trimestre, a alta de 3,4 pontos na confiança dos serviços foi mais tímida que o avanço de 6,9 pontos registrado no segundo trimestre, mas permaneceu disseminado em quase todos os segmentos da pesquisa.
“O desafio que se apresenta para os próximos meses é manter essa trajetória favorável, mesmo com o cenário de desaceleração da economia”, completou Tobler.
A coleta de dados para a edição de setembro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.501 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.
Fonte: Diário do Comércio