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Brasil é o 3º colocado em visitas a farmácias digitais

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Brasil é o terceiro colocado em visitas a farmácias digitais

Estudo sobre farmácias digitais da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado para páginas da internet, revela que o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países com maior volume de visitas a sites do mercado farmacêutico.

Foram analisados dados de audiência e performance dos 200 sites com maior volume de visitas do mercado farmacêutico no Brasil e no mundo entre 2022 e 2023.

“Com 234,8 milhões de visitas contabilizadas entre janeiro a março deste ano, 9,36% do tráfego total, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que somam 552,5 milhões (22,01%) e da Rússia, com 409,9 milhões (16,33%)”, afirma Vicky Almeida, insights leader Latam da Similarweb.

Ranking País Tráfego Visitas
1 Estados Unidos 22,01% 552,5 milhões
2 Rússia 16,33% 409,9 milhões
3 Brasil 9,36% 234,8 milhões
4 Índia 5,82% 146,1 milhões
5 Ucrânia 5,13% 128,7 milhões
6 Japão 3,41% 85,67 milhões
7 México 3,25% 81,66 milhões
8 Suécia 2,47% 61,95 milhões

CVS é a campeã de acessos entra as farmácias digitais

Entre as farmácias digitais campeãs de acessos, a rede norte-americana CVS e o drugs.com, site com informações sobre medicamentos, ocupam a liderança nos últimos quatro anos.

Droga Raia sobre e Consulta Remédios cai

2020 2021 2022
Rk Site Rk Site Rk Site
1 cvs.com 1 cvs.com 1 cvs.com
2 drugs.com 2 drugs.com 2 drugs.com
3 consultaremedios.com.br 3 apteka.ru 3 apteka.ru
4 apteka.ru 4 consultaremedios.com.br 4 goodrx.com
5 fda.gov 5 goodrx.com 5 eapteka.ru
6 goodrx.com 6 fda.gov 6 drogaraia.com.br
7 rxlist.com 7 rxlist.com 7 apollopharmacy.in
8 doz.pl 8 pharmeasy.in 8 tabletki.ua
9 compendium 9 riteaid.com 9 consultaremedios.com.br
10 netmeds.com 10 eapteka.ru 10 fda.gov

“Considerando os players brasileiros, a Consulta Remédios caiu seis posições, com retração de 23% entre 2020 e 2022, nem figurando entre os dez primeiros lugares no primeiro trimestre deste ano. A Droga Raia, por outro lado, se sustentou no top 10”, observa Vichy.

Perfil de busca

Globalmente, os termos que mais geraram tráfego para o mercado farmacêutico global estão relacionados a medicamentos e seus compostos.

  1. Minoxidil
  2. Minute Clinic
  3. Durateston
  4. Vencanse
  5. Deposteron
  6. Covid testing near me
  7. Lexapro
  8. Ritalina

Já no Brasil, há um padrão de tráfego semelhante. Porém, chama a atenção o Ozempic – medicamento para diabetes que está viralizando entre consumidoras em busca de emagrecimento.

  1. Durateston
  2. Minoxidil
  3. Venvanse
  4. Deposteron
  5. Ozempic
  6. Farmácia
  7. Colágeno tipo 2
  8. Ritalina

As farmácias digitais que receberam o maior volume de tráfego do Ozempic foram a Droga Raia (31,55%), Drogaria São Paulo (19,98%), Drogasil (7,64%) e Drogarias Pacheco (5,94%).

Dispositivos móveis: Brasil acima da média

O acesso às farmácias digitais predomina entre dispositivos móveis. No Brasil, a parcela de tráfego é ainda maior do que a média mundial.

  • Mundo: desktop (23,81%) e mobile (76,19%)
  • Brasil: desktop (21,15%) e mobile (78,85%)

Baixo índice de lealdade

Em comparação a outros mercados, o segmento farmacêutico é menos concentrado: 42% das visitas pertencem a 1% dos sites. O Audience Loyalty Average aponta que mais de 36,52% dos usuários visitaram mais do que cinco portais do canal farma de janeiro a março de 2023. “Com isso, observa-se que há um perfil de consumidor atento a diferenças entre os sites, o que torna a jornada de compra mais longa”, acrescenta a especialista.

Perspectivas do segmento farmacêutico no Brasil

O mercado farmacêutico brasileiro movimentou 939 milhões de visitas totais em 2022, crescimento de 2,25% em relação ao mesmo período do ano anterior. A média de usuários únicos foi de 27,8 milhões. O pico de visitação ocorreu em janeiro de 2021, mas ao longo do ano passado o mercado farmacêutico se manteve aquecido.

Principais players do mercado no Brasil

Em 2022, a Droga Raia assumiu a liderança, resultando na queda de posição da Consulta Remédios, que vinha se mantendo na primeira posição desde 2020.

No top 5, a marca que mais cresceu em relação a 2021 foi a Pague Menos, com 17,46%, mantendo sua posição em 2022.

1 1

2 1

Com mais de 1.300 lojas em todo o país, a Drogasil tem sido bem-sucedida no mercado digital. A marca registrou aumento significativo de tráfego a partir de maio de 2022 e manteve alto volume de acessos. Já a Pague Menos permanece na quinta posição, porém o ritmo da marca é de crescimento, principalmente a partir de junho passado.

Aplicativos: demanda e facilidade no acesso

Em sete dos principais aplicativos de farmácias no Brasil (Droga Raia, Drogaria São Paulo, Pague Menos, Panvel, Ultrafarma, Consulta Remédios e Drogasil), houve um expressivo crescimento no volume total de downloads, com 8,5 milhões em 2021 e 15,2 milhões em 2022.

“O uso de apps de farmácias torna-se cada vez mais popular, com aumento expressivo de 79% no volume de downloads entre 2021 e 2022. Além disso, também houve alta significativa no engajamento dos usuários, o que evidencia a importância dessas plataformas para o setor”, ressalta Vichy.

Frequência de uso de apps também está aumentando

Os dados de acesso mensal aos aplicativos de farmácias apontam que o consumidor brasileiro está cada vez mais engajado no uso de apps para compra de remédios, produtos de higiene pessoal e cosméticos.

A frequência é mais intensa no início da semana: terça e quarta são os dias com mais usuários ativos em apps para a categoria. Já aos finais de semana, há uma queda no volume de usuários.

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