Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Brasil cresceu um terço da média global na última década

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,3% na última década, quase três vezes menos que a média mundial,  de 3,8%. É o que aponta o levantamento realizado pelo economista Marcel Balassiano (foto), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getuli Vargas (Ibre/FGV), com base em dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com o especialista, esse é um dos piores resultados da história do país. As informações foram publicadas pelo jornal Valor Econômico.

Das 193 nações avaliadas, 160 (83%) tiveram um desempenho superior ao do Brasil. O país se igualou apenas com o Japão e superou personagens principais da crise europeia, como Portugal (0,7%) e Grécia (-2%).

Entre os países  emergentes do continente asiático, a China registrou avanço de 7,6%; a Índia, de 7,2%; o Vietnã, de 6,3%; e os demais acima de 4%. Na América Latina e Caribe, o ritmo de expansão foi mais lento entre 2010 e 2019, em torno de 2%. O resultado desta região foi influenciado pelo saldo negativo da economia venezuelana, que encolheu 9,5%.

Entretanto, economistas estão otimistas com a economia brasileira para a próxima década. Ao término de 2020, o PIB do país deve acelerar 2,3%, de acordo com a projeção do  boletim Focus, do Banco Central.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: Ibovespa acelera nos ajustes e se aproxima dos 119 mil pontos

Siga nosso Instagram

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress