Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Brasil domina setor farmacêutico na América Latina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Brasil lidera com folga setor farmacêutico na América Latina

O setor farmacêutico na América Latina ainda conta com o Brasil como líder absoluto, com representatividade bem superior à dos mercados mexicano e argentino.

Juntas, essas três nações respondem por 79,6% do faturamento do setor entre agosto de 2022 e agosto de 2023. Do montante geral, o Brasil detém 54,7%, mais que o dobro do México (18%) e cerca de dez vezes mais que nossos hermanos (6,9%).

Brasil lidera com folga setor farmacêutico na América Latina

Apesar de seguir na ponta, o varejo farmacêutico brasileiro não foi o que mais cresceu no período.

Argentina lidera o crescimento no mercado farmacêutico latino

Entre agosto do ano passado e o mesmo mês de 2023, o mercado farmacêutico portenho foi o que demonstrou um avanço mais consistente. No período, o faturamento do setor mais que dobrou, registrando um avanço de 102,2%.

Enquanto isso, no Brasil e no México, que já detinham faturamentos mais representativos no montante geral, o crescimento foi mais tímido, respectivamente 14,8% e 4,9%.

graficos panorama farmaceutico 19

A única nação da América que viu seu canal farma retrair foi a Bolívia. No país, o faturamento das empresas ligadas ao setor diminui sensivelmente em -4,3%.

Preços são protagonistas

Não importa o país, um fator é inquestionável quando o assunto é o setor farmacêutico na América Latina. O preço ainda exerce papel determinante para os consumidores e também para maior rentabilidade das farmácias. Entre os fatores elencados pela Close-Up, ele aparece em primeiro, 10,2%. A abertura de novos PDVs registrou 3,1%, enquanto inovação, volume e mix não chegaram a 1% cada

Não medicamentos vs. Genéricos

Apesar de compartilharem o pódio dentre as principais nações para o mercado farmacêutico latino, consumidores brasileiros, mexicanos e argentinos procuram itens diferentes nas farmácias.

Por aqui, os campeões de vendas nas farmácias são os não medicamentos, responsáveis por 29% das transações. Mas, com um mercado pulverizado, esses itens não descolam tanto dos demais.

graficos panorama farmaceutico 20

Por outro lado, os genéricos de marca são protagonistas incontestáveis no mercado argentino e mexicano, responsáveis, respectivamente, por 86% e 71% das vendas.

Briga acirrada entre redes e independentes

Outro ponto em que dois países “concordam” e o terceiro destoa diz respeito à divisão de vendas realizadas nas farmácias de rede vs. aquelas concretizadas em drogarias independentes.

No Brasil e no México, a disputa é acirrada, ainda que, no segundo, haja uma vantagem mais significativa para as redes. Por aqui, o “placar” fica 52% a 48% para as redes, enquanto lá na América do Norte, o domínio é um pouco maior, 67% a 33%.

Só que a Argentina segue como a terra do empreendedorismo independente. Com uma cultura menos enraizada de grandes redes de farmácia, o comércio da região é 75% independente.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress