Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Brasil lidera ranking de casos de dengue nas Américas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Design sem nome 2023 07 20T133544.873

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu uma intensificação nas ações de combate à dengue aos governos dos países do continente americano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 19, em função da previsão de aumento de casos no segundo semestre de 2023. As informações são do R7.

A OMS recomendou, como uma medida de precaução geral, o uso de repelente para evitar a picada do mosquito transmissor do vírus, lembrando que o maior risco é durante o dia e no início da noite.

O número de infectados desde o início do ano ultrapassou a barreira dos 3 milhões no continente (casos notificados até 1º de julho), quantidade que supera a de todo o ano de 2022 (2,8 milhões de casos) e que se aproxima do recorde de 3,1 milhões, registrado em 2019.

Brasil, Peru e Bolívia são, nessa ordem, os países com mais casos em geral, mas, se considerados os casos graves de dengue — que podem levar à morte —, a Colômbia está em terceiro lugar.

América tem alta taxa de mortalidade por dengue

De acordo com um relatório epidemiológico publicado nesta quarta-feira pela OMS em Genebra, entre 12 de junho e 1º de julho foi observada uma diminuição de casos nas sub-regiões do Cone Sul e nos países andinos, o que é atribuído à aplicação de medidas de prevenção, controle e mudança de temperatura e clima.

No entanto, a OMS sustentou que se sabe haver um atraso na notificação de casos dos países da América Central e do Caribe. Do total de ocorrências de dengue notificadas nas Américas, 45% correspondem a casos confirmados laboratorialmente, e 0,13% foram classificadas como dengue grave.

Desde o início de 2023, houve 1.302 mortes por essa doença infecciosa nas Américas, o que reflete uma taxa de mortalidade de 0,04%.

A OMS disse que os países devem concentrar seus esforços de prevenção de mortes na detecção precoce de casos, no diagnóstico e no controle do vírus, o que requer treinamento de pessoal de saúde para que possam ser identificados rapidamente os casos e as possíveis complicações.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress