Muitos de nós já sentimos aquela dorzinha na região do baço, que nos toma de surpresa e é bastante irritante por um tempinho. No entanto, o que muitas pessoas não sabem e nem imaginam é que a causa desta dor pode ser grave, tendo consequências mais pesadas e difíceis de tratar se não com rapidez. O artigo de hoje discutirá quais são as principais causas da dor no baço e o que você pode fazer para aliviá-la. Veja mais!
Dor no baço preocupa?
A dor no baço é um sintoma comum que a maioria das pessoas já passou alguma vez na vida. É mais comum em homens, pois as mulheres têm menos tecido na área do baço, podendo variar desde dor branda a grave, e é geralmente acompanhada por febre, náuseas, vômitos, inchaço na região e dor nas costas e ombros.
Causas comuns da dor no baço
As principais causas da dor no baço são infecções, lesões ou outros problemas médicos. Vejamos o que pode estar por trás disso:
- Infecções
As principais infecções que causam dor no baço são colecistite (inflamação da vesícula biliar), apendicite (inflamação do apêndice) e pancreatite (inflamação do pâncreas).
- Lesões
As lesões costumam ser a causa mais comum de dor no baço. Machucados na área do baço podem ocorrer durante o exercício pesado ou mau uso do órgão.
- Problemas médicos
A dor no baço também pode surgir devido a condições de saúde subjacentes, como cálculos biliares, doença de Crohn, úlcera gástrica ou pancreatite crônica.
Como aliviar a dor no baço
Embora o tratamento varie de acordo com a causa da dor, existem inúmeras maneiras de aliviar a dor no baço que pode ajudá-lo a se sentir melhor.
Veja algumas medidas que você pode tomar:
- Repouso: ficar deitado ou em posição inclinada pode ajudar a aliviar a dor no baço;
- Medicação: o tratamento da dor pode envolver medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou mesmo remédios específicos contra infecções;
- Mudança na dieta: alterar a alimentação pode ajudar a aliviar a dor no baço. Por exemplo, evitar alimentos picantes ou gordurosos pode ajudar;
- Aplicar compressas quentes ou frias: aplicar compressa fria ou quente na área do baço durante 10 a 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor;
- Visite o seu médico: se a dor não melhorar com medidas caseiras, é importante consultar o seu médico para determinar a causa e obter o tratamento adequado.
Na dúvida com a dor no baço, consulte um médico
É importante lembrar que a dor no baço pode ter causas graves e, portanto, é mais do que necessário procurar tratamento médico o mais rápido possível. Isso porque, muitas vezes achamos que é só um incômodo e deixamos passar sem nem consultar orientações. Se você sentir dor na área do baço, use as dicas acima para aliviar a dor o mais rápido possível.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.