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Causas e tratamento em caso de acordar cansado

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acordar cansado

Acordar cansado de vez em quando não é motivo de preocupação. No entanto, se o problema se tornar frequente, pode representar um sintoma de um hábito de sono ou condição de saúde subjacente. Mais ainda se a pessoa continuar se sentindo cansada ao longo do dia.

Reportagem do Medical News Today lista alguns dos motivos mais comuns para acordar cansado e também descreve tratamentos e remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o problema.

Causas de acordar cansado

Inércia do sono

A inércia do sono refere-se às deficiências cognitivas e sensório-motoras que se manifestam imediatamente ao acordar. Ocorre quando uma pessoa acorda subitamente de um sono profundo. Eles podem experimentar:

  • Sonolência ou desorientação
  • Dificuldade de concentração
  • Má tomada de decisão
  • Dificuldade em realizar tarefas motoras finas

Má higiene do sono

A higiene do sono refere-se a hábitos que ajudam uma pessoa a ter um sono reparador. A má higiene do sono caracteriza-se pelas seguintes situações:

  • Não ter uma rotina regular de dormir, que inclui horários consistentes de sono e vigília
  • Tirar longas sonecas diurnas
  • Ficar no celular ou computador antes de ir para a cama
  • Ter um ambiente de sono muito quente, muito claro ou muito barulhento
  • Ter um colchão ou travesseiro desconfortável

Distúrbios do sono

Apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio grave do sono que causa pausas periódicas na respiração. Os sinais e sintomas da apneia do sono incluem:

  • Ronco
  • Falta de ar durante o sono
  • Acordar com a boca seca
  • Sentir dores de cabeça pela manhã
  • Sentir-se cansado após um longo sono

Insônia

A insônia é um distúrbio do sono em que uma pessoa tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. As pessoas que têm insônia podem experimentar:

  • Sensação de estar constantemente acordando
  • Acordar muito cedo e ter dificuldade em voltar a dormir
  • Cansaço ao acordar
  • Períodos de irritabilidade
  • Humor deprimido
  • Baixos níveis de energia

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do movimento do sono caracterizado por um desejo incontrolável de mover as pernas. Esse desejo está tipicamente associado a sensações desconfortáveis ​​de rastejar ou rastejar nos pés, panturrilhas ou coxas. Isso pode atrapalhar o sono de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta cansada durante o dia.

Bruxismo

Bruxismo é o termo médico para ranger ou apertar os dentes. Pode ocorrer durante o sono.

Uma pessoa que range os dentes durante o sono pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça
  • Danos nos dentes
  • Distúrbios da mandíbula
  • Dor de ouvido
  • Interrupções do sono

Anemia

A anemia por deficiência de ferro pode fazer com que as pessoas se sintam esgotadas e cansadas durante o dia. As pessoas também podem se sentir excessivamente cansadas quando acordam.

Os sintomas de anemia também incluem:

  • Dor no peito
  • Mãos e pés frios
  • Tontura ou vertigem
  • Pele pálida ou amarela
  • Falta de ar
  • Fraqueza

Ansiedade

A ansiedade pode afetar a capacidade de uma pessoa adormecer. Sentir-se ansioso ao longo do dia também pode causar fadiga diurna.

Outros sintomas de ansiedade incluem:

  • Problemas gastrointestinais
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Sudorese
  • Tremores
  • Dificuldade de concentração
  • Sensação de nervosismo, inquietação ou medo

Síndrome da fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma condição marcada por cansaço extremo e que chega a impedir as pessoas de sair da cama. A fadiga não melhora com o sono. Outro nome para CFS é encefalomielite miálgica.

Os sintomas da SFC incluem:

  • incapacidade de realizar atividades diárias regulares
  • dores de cabeça
  • falta de concentração
  • tontura
  • perda de memória
  • dores musculares ou articulares
  • uma dor de garganta
  • Dificuldade em dormir

Depressão

A depressão é um tipo de transtorno de humor caracterizado por um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse em coisas que uma pessoa gostava. As pessoas que têm depressão geralmente se sentem cansadas ou com falta de energia. Esses sintomas podem contribuir para a sensação de cansaço ao acordar.

Os sintomas da depressão incluem:

  • Dificuldade em se concentrar ou tomar decisões
  • pensamento, fala ou movimento lentos
  • Sentimentos de raiva, ansiedade, frustração ou desesperança
  • Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio
  • Alterações no apetite e peso
  • Dores no corpo

Diabetes

O diabetes é uma condição crônica na qual os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa ficam muito altos. Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2. Ambos podem causar sensação de cansaço excessivo. Eles também podem causar os seguintes sintomas:

  • Visão embaçada
  • Feridas de cicatrização lenta
  • Fome extrema
  • Perda de peso inexplicável
  • Aumento da sede
  • Micção frequente, especialmente à noite
  • Infecções frequentes

Hipotireoidismo

Uma tireoide hipoativa produz muito pouco hormônio tireoidiano. Isso pode levar aos seguintes sintomas:

  • Cansaço excessivo
  • Depressão
  • Problemas de memória
  • Frequência cardíaca desacelerada
  • Dores e dores nos músculos e articulações
  • Sensibilidade a temperaturas frias
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • períodos irregulares
  • ganho de peso

Tratamentos e remédios

As opções de tratamento para acordar cansado dependem da causa subjacente. As seções a seguir descrevem algumas possíveis opções de tratamento e remédios.

Boas práticas de higiene do sono

Uma boa higiene do sono envolve:

  • Limitar os cochilos diurnos a menos de 20 minutos
  • Estabelecer uma rotina regular de dormir, que pode incluir tomar um banho quente, beber um chá de ervas ou ler
  • Criar um ambiente de sono confortável, escuro, fresco e silencioso
  • Dormir em um colchão confortável e travesseiro adequado
  • Evitar usar o celular e o computador uma hora antes de ir para a cama
  • Manter os mesmos horários de sono e vigília todos os dias, sempre que possível

Estilo de vida e mudanças na dieta

Fazer mudanças no exercício e nos hábitos alimentares pode afetar significativamente a qualidade do sono. As pessoas podem tentar as seguintes dicas para ajudar a aliviar o cansaço ao acordar:

  • Limitar a ingestão de cafeína
  • Evitar álcool à noite
  • Evitar beber antes de dormir
  • Gerenciar problemas digestivos
  • Exercitar-se regularmente
  • Levantar no mesmo horário todos os dias

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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