A expansão da Drogamais prevê a marca de mais 150 PDVs até o fim de 2025, o que representaria um aumento superior a 50% em relação ao número atual de 240 lojas. Fundada em 1994, a rede de farmácias associativistas aposta na capilaridade no estado do Paraná, por meio da atuação em mais de 150 municípios.
Oriunda de Londrina, a empresa também acredita em outro diferencial para atrair empreendedores de farmácias independentes com a conversão de bandeira. É a única do varejo associativista local a contar com um centro de distribuição próprio, também na cidade natal.
Com 2,1 mil metros quadrados e 1 mil posições-pallets, o complexo pode expedir até 40 mil unidades diariamente. “A estrutura atual permite suprir a demanda prevista com o crescimento no número de lojas. Se mantivermos o ritmo de expansão, conseguimos atuar com tranquilidade pelos próximos três anos”, comenta o diretor administrativo e financeiro, Marco Aurélio Sguario.
Expansão da Drogamais em números
O plano de expansão da Drogamais tem respaldo em percentuais de crescimento acima da média do mercado farmacêutico paranaense. A rede viu o faturamento avançar 13,5% nos últimos 12 meses até junho de 2024, superando a marca de meio bilhão.
“No ano em que completamos 30 anos, queremos nos tornar a rede dos paranaenses, ajudando pequenos e médios empreendedores a se tornarem referências de atendimento nas suas respectivas regiões, fortalecendo os negócios com base em informação e tecnologia”, aponta o diretor executivo Anderson Guirao.
Rede nasceu da reunião de farmacistas
A rede de farmácias surgiu da união de 28 farmacistas de Londrina que buscavam melhorar as condições de compra e ampliar a visão de mercado. “Desde o princípio nosso modelo já era associativista, mas atuávamos empiricamente, sem o conhecimento técnico pleno. Os fundadores estavam à frente do seu tempo e já entendiam a necessidade de contar com uma marca forte no varejo farmacêutico”, afirma o diretor-presidente Tadeu Imoto. Das 28 farmácias que faziam parte do processo de abertura da Drogamais, 11 ainda seguem no ecossistema.
Entrada na Febrafar como virada de chave
Em 2005, pouco depois de completar uma década de operações, a varejista tomou a decisão de se unir à Febrafar. “A afiliação foi nossa primeira grande virada de chave. Daquele associativismo dos primeiros anos, sobrou apenas o espírito. A federação nos possibilitou acesso a conhecimento, ferramentas e tecnologias”, enfatiza Guirao.
Outra virada na trajetória da empresa ocorreu no último mês de outubro, com um processo de profissionalização que culminou na chegada de Guirao à diretoria executiva. “Venho da distribuição farmacêutica, com 25 anos de experiência. Sempre estive ligado ao canal farma paranaense e minha missão foi trazer uma vivência de mercado para o grupo, fortalecer esse elo entre o associado, o atacado e a indústria”, conta.
DROGAMAIS
Fundação: 1994 em Londrina (PR)
Faturamento: R$ 550 milhões nos últimos 12 meses até julho
Capilaridade: 240 PDVs em mais de 150 municípios do Paraná
Estrutura: centro de distribuição próprio em Londrina, com 2,1 mil m²