Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

CFF anuncia Registro de Qualificação de Especialista (RQE)

Farmacêuticos poderão comprovar experiências

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Registro de Qualificação de Especialista
Programa aguarda oficialização no Diário Oficial da União – Foto: Canva

O CFF aprovou na última quinta-feira, dia 20, o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). A inovação busca reconhecer formalmente a qualificação dos farmacêuticos em suas respectivas áreas de especialização, valorizando seus estudos e desenvolvendo seus currículos.

O sistema viabiliza a criação de um registro nacional que certifica a formação em uma especialidade farmacêutica, permitindo que os profissionais tenham uma maior segurança no mercado de trabalho.

A decisão foi confirmada durante a 552° Reunião Plenária do conselho, realizada durante os dias 19, 20 e 21 de fevereiro em Brasília (DF). Entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.

“É um avanço significativo para a farmácia brasileira. O RQE será um diferencial para os farmacêuticos e um selo de qualidade para a população”, afirma Walter Jorge João, presidente do CFF

Origem do Registro de Qualificação de Especialista (RQE)

O RQE é fruto de uma sugestão apresentada pelos farmacêuticos Wallace Bottacin e Walleri Reis, integrantes da Comissão Permanente de Educação Continuada do CFF. “O RQE representa um marco para a categoria. Ele permitirá que a sociedade identifique com clareza os especialistas, garantindo um atendimento mais qualificado e seguro”, explica Reis.

Funcionamento da RQE

Para garantir seu reconhecimento os farmacêuticos precisarão apresentar documentos que comprovem sua especialidade. Diplomas, certificados de cursos reconhecidos, pós-graduações, residências e capacitações deverão ser aliados a requisitos específicos como horas mínimas.

Notícias Relacionadas