Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

CFF autoriza atuação de farmacêutico na prescrição de vacina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Prescrição de vacina
Foto: Freepik

A prescrição de vacina por farmacêuticos foi aprovada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A decisão foi tomada durante a 547ª Reunião Plenária, realizada na última sexta-feira, dia 27.

De acordo com a resolução, o profissional apenas poderá receitar imunizantes caso conclua um curso de pós-graduação ou formação complementar averbados pelo conselho regional local. Poderão ser indicadas as vacinas que fazem parte dos calendários governamentais e da Sociedade Brasileira de Imunizações. Apenas os imunizantes aprovados pela Anvisa poderão ser prescritos.

“A liderança do presidente, com apoio desse plenário e da assessoria técnica, está promovendo um grande avanço, uma verdadeira revolução na profissão”, comemora Roberto Canquerini, conselheiro federal pelo estado do Rio Grande do Sul e um dos responsáveis pela apresentação da resolução.

Curso para prescrição de vacina pode ser feito gratuitamente 

O CFF oferece, gratuitamente, o curso Serviços de vacinação por farmacêuticos, disponível por meio da plataforma Edufarma. Em todo o país, mais de três mil profissionais já completaram a formação.

Vacinação nas farmácias já é realidade 

A vacinação já é uma realidade nas farmácias e o varejo farmacêutico teve papel preponderante em momentos de necessidade. Um exemplo foi no começo deste ano, quando a procura por imunizantes da dengue nestes estabelecimentos disparou.

De novembro de 2023 a janeiro de 2024, a procura pela vacina Qdenga nas farmácias Raia e Drogasil subiu 400%. Segundo o Ministério da Saúde, nas duas primeiras semanas do ano, o número de casos da doença no país mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress