Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cidades da região integram a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegpyti

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Cidades da região integram a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegpyti — Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Mutirões, visitas a imóveis, exposições e distribuição de material informativo estão entre as atividades que acontecem nas nove cidades da Baixada Santista até o próximo sábado (16), em alusão à Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegpyti.

Em 2019, Santos é a Cidade com o maior número de casos suspeitos de dengue. Ao todo, são vinte. Destes, um foi confirmado. Em São Vicente, há nove casos em investigação; em Bertioga, sete; em Cubatão, seis; em Guarujá, três; e em Praia Grande, um caso confirmado. Nas cidades de Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém não há registro da doença até o momento.

Programação

Santos

Quarta-feira (13)

No período das 8h às 17h, 70 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de Santos vão percorrer três mil imóveis do Castelo, na Zona Noroeste, orientando os moradores para evitar água parada e em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, além da febre amarela urbana.

Guarujá

Segunda-feira (11)

  • Pedágio em Vicente de Carvalho.

Local: Travessia das barcas de Vicente de Carvalho.

  • Entrega de informativos.

Local: comércios ao longo da Avenida Thiago Ferreira.

  • Tenda com stand.

Local: Praça 14 Bis.

Terça-feira (12)

  • Tenda com stand de orientação e distribuição de material informativo na travessia de balsas e pedestres.

Local: Terminal Ferry Boat.

Quarta-feira (13)

  • Dia “D” de Limpeza. Pedágio educativo, com exposição de faixa entrega de informativo e trabalho de orientação junto às borracharias.

Local: Avenida Santos Dumont, com a Rua Idalino Pines (Rua do Adubo).

  • Realização de retirada de criadouros.

Local: quadras que margeiam a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera).

Quinta-feira (14)

  • Pedágios nos supermercados.

Local: Extra e Carrefour da região da Enseada.

Sexta-feira (15)

  • Pedágio no semáforo com exposição de faixa e distribuição de informativos.

Local: em frente ao Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420).

  • Tenda com stand.

Local: Supermercado Atacadão (Avenida Tancredo Neves, 191).

Cubatão

Terça-feira (12)

  • A partir das 8h30, o Parque Anilinas recebe uma exposição com informações sobre arboviroses, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. A exposição fica no local até sexta-feira (15), das 8h30 às 11h30.
  • Encontro intersetorial com outras unidades da prefeitura sobre ações institucionais contra as arboviroses. Participam as secretarias de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Educação, Meio Ambiente e Comunicação Social, além da Defesa Civil.

Bertioga

Entre os dias 11 e 16 de fevereiro, a coordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (IEC) fixará cartazes de conscientização sobre os Ecopontos da Cidade em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em comércios; enquanto os agentes de controle de endemias orientam a população quanto à importância do descarte correto do lixo para evitar proliferação de criadouros.

Quarta-feira (13)

  • Limpeza das margens da Rodovia Rio-Santos no bairro Chácaras. O caminhão Cata Treco também circula pelo bairro, recolhendo objetos e móveis que possam acumular água parada.

Sábado (16)

  • Stand na feira livre de Boracéia para orientação e entrega de panfletos informativos à população.

São Vicente

Entre as ações da Semana Estadual estão visita a imóveis; visita aos imóveis especiais (escolas, indústrias e similares); visita aos pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, marinas, desmanches e similares); montagem de estandes de educação e comunicação, com amostras de larvas, panfletagem e maquetes do mosquito em todas as fases, feita de material reciclável; cadastramento de instituições para a Brigada da Dengue; fiscalização e atendimento de notificações com fiscais sanitários.

Praia Grande

Terça-feira (12)

Palestra com alunos da Escola Estadual Francisco Martins dos Santos.

Quarta-feira (13)

  • Mutirão no bairro Solemar. As palestras serão realizadas na Escola Estadual Julio Secco de Carvalho.

Quinta-feira (14)

  • Mutirão no Bairro Sítio do Campo, mobilização dos comércios locais e palestra para os alunos da Escola Estadual Oswaldo Luis Sanches Toschi.

Sexta-feira (15)

  • Os agentes continuam pelo Bairro e quem recebe os palestrantes são os usuários da Usafa (Unidade de saúde da Família) Tude Bastos.

Sábado (16)

  • Mutirão no Bairro Samambaia e na Área de Lazer Ézio Dalla’cqua, conhecida como Portinho.

Mongaguá

Segunda-feira (11)

  • Distribuição de material informativo nas áreas comerciais no período da manhã. À tarde, orientação de servidores nos órgãos públicos, com entrega de material informativo.

Terça-feira (12)

  • Montagem de stand na feira livre do Flórida Mirim.

Quarta-feira (13)

  • Orientação da população moradora da Área Rural sobre febre amarela, com distribuição de sal e material informativo.

Quinta-feira (14)

  • Orientação com distribuição de material educativo com o público da terceira idade no projeto Conviver-Unidade Centro.

Sexta-feira (15)

  • Mutirão de orientação da população e de recolha de material inservível, em bairro ainda indefinido.

Itanhaém

Quarta-feira (13)

  • Troca de recipientes que possam servir de criadouros como pneus, latas, recicláveis e inservíveis, por mudas de árvores nativas da mata atlântica

Local: Praça Belas Artes

Horário: das 9h às 13h30

Sábado (16)

  • A ação acontecerá no estacionamento do Supermercado Atacadista Mercadão, na Av.Jaime de Castro, das 9h às 12h.

Peruíbe

Nesta “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti”, devido às intensas chuvas e enchentes, a prefeitura de Peruíbe irá priorizar o trabalho de casa a casa nos locais que sofreram com alagamentos. Agentes de Combate a Endemias também estão trabalhando junto às escolas no sentido de ajudar a controlar os criadouros de pombos e notificam os eventuais casos de presença do “barbeiro” e de escorpiões.

Fonte: G1

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2017/09/14/sabado-e-o-dia-d-da-campanha-de-multivacinacao-de-criancas-e-adolescentes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress