Avaliado em R$ 8,2 bilhões, o mercado de oral care é a nova menina dos olhos da Cimed. A farmacêutica brasileira anunciou que irá incorporar linhas de cremes dentais e enxaguantes bucais ao guarda-chuva da marca Carmed. As informações são do portal NeoFeed e foram antecipadas diretamente pelo CEO João Adibe Marques. O plano é faturar até R$ 100 milhões no primeiro ano de operação.
“O impacto do oral care para a Carmed é 20 vezes maior do que o hidratante labial”, declarou o executivo. Segundo ele, a marca já registra faturamento de R$ 1 bilhão em sell-out (volume total comercializado no varejo para o público final). Agora, por meio desses novos produtos, a companhia espera também chegar ao primeiro bilhão em sell-in (vendas para farmácias).
A Cimed projeta unir o rápido sucesso da Carmed com o potencial de um mercado de higiene oral que está presente em 98% dos lares brasileiros. De acordo com a Kantar, essa penetração só é inferior à da categoria de detergentes. Já a linha lançada pela farmacêutica em junho de 2023 deve encerrar o ano com R$ 400 milhões de faturamento – em torno de 10% da receita total do grupo.
Adibe ambiciona chegar ao top 3 do segmento em até três anos. Atualmente, 90% da fatia do oral care no Brasil está nas mãos de três multinacionais farmacêuticas – pela ordem, Colgate-Palmolive, P&G e GSK. “Mas como fazemos em todo mercado em que entramos, a ideia não é destruir a categoria. Nossa pegada é de construção de prateleira”, ressalta.
Oral care da Cimed já teve 7 milhões de unidades vendidas
A estratégia da Cimed para impulsionar sua participação em oral care deverá ter fórmula similar à adotada para a Carmed. A divulgação harmonizará mídias sociais e TV aberta, enquanto o portfólio será desenvolvido em parceria com a Fini, a exemplo do que ocorreu com os hidratantes labiais.
“Nossa ideia é ter a primeira linha com sabores que fogem dos tradicionais menta e hortelã”, revela. Os primeiros exemplares dos cremes dentais Fini Beijos e do Fini Dentadura já chegaram às prateleiras de algumas farmácias neste mês de dezembro, com preços entre R$ 14 e R$ 18. Cerca de 7 milhões de unidades já foram vendidas.
Em janeiro, a previsão é lançar as versões nos sabores de cereja e melancia. E no segundo semestre o mix terá também fios dentais e escovas de dente.