Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Cinco tendências devem reger o e-commerce farmacêutico

Plataforma Voái Commerce destaca os principais fatores para varejistas que desejam expandir e fortalecer suas vendas online

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

E-COMMERCE FARMACÊUTICO
Foto: Divulgação

O e-commerce  farmacêutico promete ser um dos motores do crescimento das vendas online em 2025. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta aumento de 10% no volume de transações do gênero no varejo, atingindo a marca de R$ 224,7 bilhões.

“O e-commerce se consolidou como um canal de vendas essencial após a pandemia da Covid-19, com algumas redes alcançando até 20% de participação. Além de ampliar a abrangência dos varejistas, ele potencializa a jornada de consumo. No entanto, muitas farmácias de médio e pequeno porte ainda negligenciam esse canal, principalmente por falta de conhecimento sobre sua implementação e benefícios”, alerta Gabriel Ribeiro, CEO da  Voái Commerce.

Para a farmácia que busca desenvolver um canal de vendas online ou implementar melhorias na plataforma já existente, o executivo elenca cinco tendências que moverão o e-commerce em 2025.

Confira as cinco tendências para e-commerce farmacêutico

1 – Entrega Ultra Rápida

Atualmente, o tempo de entrega é um dos fatores mais decisivos para o sucesso das vendas no e-commerce. Embora muitas farmácias já operem com um tempo médio de 45 minutos, esse prazo ainda pode ser longo para quem precisa de um medicamento com urgência, como uma mãe com um filho febril ou alguém com dor intensa.

“Por isso, desenvolvemos a entrega ultra rápida, reduzindo o tempo para menos de 30 minutos. Para atingir essa meta, criamos um novo aplicativo de separação e uma torre de controle capaz de informar e gerenciar a entrega, acionando os motoboys de forma mais eficiente”, explica.

2 – Conteúdo educativo confiável

As farmácias contam com uma verdadeira tropa de farmacêuticos dentro de suas unidades, mas muitas ainda não aproveitam esse conhecimento no ambiente digital. “Esses profissionais poderiam atuar como pontos de referência, oferecendo orientação sobre o uso correto de medicamentos, além de compartilhar dicas de saúde e prevenção”, afirma Ribeiro.

Segundo ele, a própria inteligência artificial pode auxiliar esses profissionais, simplificando processos e ajudando a enriquecer os conteúdos assinados por esses especialistas, tornando a informação mais acessível e confiável.

3 – Hiperpersonalização

Imagine uma cliente que, por anos, comprou anticoncepcionais e, recentemente, passou a adquirir testes de gravidez e vitaminas. A hiperpersonalização reconhece essa mudança e, em vez de sugerir os mesmos produtos, começa a recomendar óleos corporais, cremes antiestrias e suplementos para gestantes, ajustando-se às novas necessidades dessa fase.

“Além disso, a inteligência artificial pode personalizar a experiência, sugerindo conteúdos sobre cuidados na gravidez e, após o nascimento do bebê, indicando produtos como fraldas, leites e pomadas para assaduras, tornando a farmácia uma parceira essencial nessa jornada”, exemplifica.

4 – IA potencializa a gestão do e-commerce

A maior dificuldade das redes médias e pequenas é a gestão eficiente de uma plataforma de e-commerce. “Com o uso da BIA, a nossa inteligência artificial, é possível otimizar a operação, automatizando processos como a criação de conteúdos para blogs, o cadastro de produtos otimizado com SEO e o desenvolvimento de banners promocionais, tornando a gestão mais ágil e eficaz”, afirma o CEO. “O objetivo é enriquecer a plataforma com um ótimo conteúdo, capaz de atrair a atenção do consumidor e facilitar a jornada de compra”.

5 – Live commerce 

Tendência mundial que ainda está em fase inicial no Brasil, o live commerce apresenta um enorme potencial para impulsionar as vendas no varejo farmacêutico. “Um exemplo marcante foi a ação das Farmácias Nissei com a Cimed, para divulgação do Kit Carmed. O hidratante labial bateu recorde de vendas durante a live realizada pela rede”, explica.

No entanto, para obter resultados consistentes, é essencial manter recorrência nas transmissões, criando uma agenda semanal para apresentar novidades e temas interessantes, estratégia já consolidada entre influenciadores e grandes marcas.

Foco em redes médias e pequeno varejo

A Voái Commerce nasceu como um spin-off da curitibana Inteliger Consultoria, especializada em análise de negócios e inovação. Seu grande diferencial é ser a única plataforma totalmente especializada no varejo farmacêutico, oferecendo módulos específicos como integração com PBMs, venda de medicamentos controlados e todas as regras regulatórias necessárias para um e-commerce de farmácia.

Esse know-how é resultado de mais de oito anos de experiência junto a grandes redes do Brasil, como Farmácias Nissei, Farmácias São João e Farmácias Permanente, consolidando a companhia como uma solução especializada e de alto desempenho para o setor.”

“Com um crescimento de 22% em 2024, a Voái Commerce busca se consolidar como a principal plataforma de e-commerce para o varejo farmacêutico, neste ano com foco especial em redes de médio e pequeno porte. Para isso, desenvolvemos uma solução mais acessível e intuitiva, permitindo que farmácias menores possam concorrer em igualdade com as grandes redes”, finaliza.

Notícias Relacionadas