Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mercado argentino é detalhado em evento da Close-Up

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mercado argentino
Foto: Hernán Mombelli/ Reprodução Pharmabizz

Close-Up apresentou nesta terça-feira, dia 31, as principais novidades e tendências do mercado argentino. O Outlook 2023 reuniu os principais executivos da indústria farmacêutica em Buenos Aires, ocasião em que também foram celebrados os 55 anos de criação da empresa. As informações são da Pharmabiz.

A conferência começou com uma apresentação do vice-presidente Paulo Paiva, que explicou como o Big Data está transformando as decisões do setor. Além disso, detalhou a atual situação do mercado farmacêutico na América Latina, que movimentou cerca de US$ 89,3 bilhões nos últimos 12 meses, medidos até agosto de 2023, com crescimento de 1,05% em unidades e 11,5% em valores. A estimativa é que em 2024 o negócio crescerá 5,3% em unidades graças à incorporação de novos produtos e pacientes.

Entre os principais desafios que os países latino-americanos enfrentam estão inflação, redução da renda devido ao desemprego, cortes nos gastos públicos e desabastecimento em função das dificuldades de importação ou restrições à produção. Da mesma forma, a instabilidade política e econômica foi destacada como uma condição que gera muita incerteza e retarda os investimentos de longo prazo. Paiva também apontou a baixa produção de IFAs relevantes na região como outra condição.

Em relação às redes de farmácias, a Argentina é o único país da região em que as drogarias independentes superam as redes, com uma participação de 75%. Enquanto isso, no total da América Latina as redes representam 57% .

Mercado argentino

O mercado argentino desacelerou 4,6% em volumes nos últimos 12 meses até setembro de 2023. Contudo, e apesar da crise, cresceu 108,2% em valores na moeda local, e 4,4% em dólares. Segundo Vanessa Penzotti, responsável por contas e serviço a clientes da Close-Up, o setor farmacêutico precisa incorporar novas tecnologias , já que atualmente 80% do mercado é composto por produtos maduros .

Paula Macagno, gerente da unidade de alto custo, apresentou a Pesquisa de Mercado de Especialidades, novo serviço da empresa voltado para o segmento.  O fundador da consultoria, Norberto Bonaparte, encerrou o evento relembrando emocionado como a Close-Up surgiu em 1968 como uma auditoria de prescrição após, em conversa com amigos , ter sido identificada uma lacuna no mercado.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress