A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) anunciou a criação de um formulário online para denúncia de preços abusivos nas farmácias, além de outras práticas eventualmente lesivas aos consumidores. A novidade é parte de uma série de iniciativas voltada para o combate de práticas ilegais em PDVs de todo o país.
O formulário será utilizado como meio de denúncia de possíveis infrações no mercado de medicamentos, como práticas de sobrepreço nas ofertas ou vendas de medicamentos nos diferentes elos da cadeia de distribuição, especialmente nas vendas destinadas a entes da administração pública.
A introdução da ferramenta visa diminuir o tempo de resposta ao cidadão, evitando duplicidades na tramitação de medicamentos e aumentando a transparência do processo.
Aumentos alertam população quanto aos preços abusivos nas farmácias
Os constantes aumentos nos preços dos medicamentos têm deixado os consumidores mais atentos e seletivos nos momentos de compra, levando os mesmos a pesquisarem melhor o valor médio prática pelo comércio em seus itens de interesse. Essa maior consciência leva a um aumento das denúncias de desvios, que devem ser facilitadas com essa novidade.
Considerando apenas o último ano, o Panorama Farmacêutico noticiou em diversas oportunidades pesquisas, estudos e levantamentos que abordavam a alta dos medicamentos.