Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Coceira na garganta: causa e tratamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Coceira na garganta

Sintomas de coceira na garganta costumam ser comuns, mas também podem ser consequência de alguma anormalidade no organismo. Quadros de alergias, resfriados, refluxo e desidratação provocam esse tipo de reação.

Ao ficar nessa condição, é importante consultar um otorrinolaringologista para avaliar essa condição, que pode ser acompanhada de tosse, febre ou até mesmo desconforto abdominal. Alguns exames podem ser solicitados a depender da gravidade, além de um tratamento personalizado.

Os motivos mais comuns de coceira na garganta são:

Alergias

A rinite alérgica que é uma inflamação da mucosa do nariz, provoca coceira na garganta e no nariz, além de tosse seca. A reação advém do contato com a poeira, pelo de animais ou plantas. O tabaco, insumos de limpeza e escape dos carros, também podem causar essa irritação.

A inflamação por algum tipo de alimento se manifesta em diversas formas, sendo a coceira na garganta uma delas, que pode ser seguida de inchaço em várias regiões do corpo. Em episódios assim, o médico costuma prescrever um anti-histamínico, como a loratadina, por exemplo.

Resfriado e amigdalite

As infecções respiratórias, como amigdalite, resfriado ou faringite, podem causar coceira na garganta, antes dos sintomas mais graves (dor e inflamação no local), além de coriza, tosse, febre, coceira no ouvido e arrepios. O tratamento inclui antibióticos, eritromicina, analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar o desconforto.

Reações medicamentosas

Determinados medicamentos têm como efeito colateral a coceira na garganta, uma reação que diminui com o tempo. Fazer gargarejos com água e sal ou tomar chá de gengibre com limão, ajudam a melhorar a irritação.

Desidratação

A desidratação ocorre quando existe uma deficiência de água ou sais minerais no organismo. Os sinais mais comuns da perda de líquidos são coceira na garganta, boca seca e sede.  É possível reverter o quadro com a ingestão de água, bebidas isotônicas e soluções com sais minerais.

Refluxo

O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, provocando lesões desagradáveis, como dor, e em algumas ocorrências, coceira na garganta por conta da acidez durante esse episódio O tratamento é feito com antiácidos ou procinéticos, que aceleram o esvaziamento gástrico e minimizam o tempo do alimento no estômago

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress