Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Colaboradores da Novartis Brasil compartilham suas histórias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Colaboradores da Novartis Brasil compartilham suas histórias

No dia 11 de outubro (domingo), é comemorado o Coming Out Day, conhecido no Brasil como Dia de Sair do Armário, que teve início em 1988 nos Estados Unidos para aumentar a conscientização e visibilidade dos direitos civis de toda a comunidade LGBTQIA+.

Mantendo a tradição dos últimos anos também em 2020, a Novartis Brasil, uma das principais indústrias farmacêuticas e líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, vai celebrar a data com diversas ações internas como debates abertos no Rodas de Empatia, encontro virtual de colaboradores sobre diferentes assuntos relativos à saúde mental, e uma campanha na rede social interna em que colaboradores falam sobre a importância de serem o que são dentro e fora do ambiente corporativo, o processo de entendimento de suas sexualidades e a criticidade do papel do aliado nessa pauta.

Esses pontos reforçam a cultura que a Novartis Brasil vem criando ao longo dos últimos anos, onde o protagonismo e o empoderamento da fala de grupos minoritários têm se tornado cada vez mais presentes.

O Brasil é o país campeão de crimes contra essa população, a cada 26 horas um brasileiro morre de forma violenta, vítima de homofobia, segundo dados do Grupo Gay da Bahia, organização não governamental voltada para a defesa dos direitos dos homossexuais. Sabendo dessa realidade, a Novartis, que apoia e valoriza a diversidade e inclusão por acreditar que um ambiente diverso e plural é importante para proporcionar um ambiente psicologicamente seguro e acolhedor para todos os seus colaboradores, vem fortalecendo seus grupos de afinidade.

Conhecidos como ERG (Employee Resource Groups), tratam de temas importantes para a comunidade em discussões com profundidade e que geram demandas a serem adotadas pela companhia, como, por exemplo, a revisão das políticas de Recursos Humanos que passaram a ter uma abordagem amplificada acolhendo também a população LGBTQIA+.

Glenda Moreira, Head de Diversidade Brasil da Novartis, conta que o Coming Out Day passou a fazer parte da agenda oficial da companhia, pois entendem a importância desse processo, que é individual, mas não precisa ser solitário.

— Na Novartis temos visto no dia a dia a diferença que faz ter um ambiente onde as pessoas podem ser quem são. Tivemos incrementos significativos nos níveis de engajamento dentro dos times como resultado desse ambiente psicologicamente seguro — destaca a executiva.

Entre as histórias da campanha deste ano estão Aryel Lyra, analista de Qualidade na unidade Cambé da Novartis Brasil, que conta como saiu do armário enquanto trabalhava na Novartis e como os colegas foram um lugar de fortalecimento para que conseguisse se declarar publicamente. — Com certeza trabalhar em uma empresa que zela pela diversidade e que promove um ambiente inclusivo fez total diferença nesse processo. Não precisei gastar energia para esconder algo que eu realmente sou — conta Aryel.

Já Erika Silva, assistente Administrativa, é uma mãe que entendeu a importância de se aprofundar no assunto e decidiu participar do grupo (Employee Resource Groups) para aprender, se fortalecer e levar isso de volta para a sua filha, além de reconhecer-se de maneira afirmativa como mãe de uma jovem bissexual. — Com as informações que adquiro nos encontros com o grupo, tenho base para ajudá-la a para enfrentar preconceitos ou rejeições e continuar a ter uma relação estruturada e amigável, como sempre tivemos — destaca Erika. — Isso é empoderamento na prática e estamos aqui, como grupo de apoio, para tornar essa jornada mais suave — finaliza Glenda.

Perfil — A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como empresa líder mundial em medicamentos, usamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca de encontrar novos medicamentos, estamos constantemente entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos Novartis atingem quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos descobrindo maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 109.000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. | www.novartis.com.

Fonte: Portal Fator Brasil

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress