Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Com vendas em alta, suplementos têm novas regras

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou no dia 17 de julho um marco regulatório para os suplementos alimentares, que podem conter em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. O objetivo é reduzir a discrepância de informações existente nesse mercado, especialmente quanto às comprovações científicas dos benefícios desses produtos.

Uma Resolução de Diretoria Colegiada (RDC), que será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União, estabelecerá as normas de composição, qualidade, segurança e rotulagem.

A Anvisa também publicará uma Instrução Normativa (IN) com a lista dos ingredientes e alegações funcionais permitidas, além de uma resolução sobre estudos necessários para comprovar a eficácia dos probióticos. Ainda serão instituídos limites mínimos e máximos para cada substância, de acordo com o grupo populacional.

Tíquete médio reduzido, mas vendas em alta

A crise econômica e a alta do dólar vêm contribuindo para mudar os hábitos de consumo dos suplementos nutricionais. Segundo o presidente da Abenutri, Marcelo Bella, nos últimos dois anos houve uma redução de cerca de 30% no tíquete per capita. O índice de vendas, entretanto, registrou alta de 12% e chegou a R$ 2,2 bilhões em 2017. Para 2018, as projeções apontam para uma alta de 15% e um movimento de R$ 2,5 bilhões. As compras online, que há cinco anos representavam 17% do consumo total, já avançaram para 40%.

“É um mercado com características similares às de setores como vestuário e cosméticos. Muda-se a faixa de consumo, procura-se produtos com preços menores que possam ser incluídos no orçamento, mas não se deixa de consumir.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress