Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como aliviar a dor nas costas: causas e sintomas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como aliviar a dor nas costas

Conhecida também como lombalgia, a dor lombar pode atingir 90% da população, cerca de 3 a cada 4 pessoas em todo o mundo. O problema requer atenção, já que se os sintomas não forem tratados de forma correta podem prejudicar seriamente a qualidade de vida do indivíduo. Confira a seguir as causas, sintomas e dicas de como aliviar a dor nas costas.

Pode-se considerar região lombar desde o fim das costelas até a região do glúteo. Portanto, qualquer dor que ocorra dentro dessa localização pode ser considerada lombalgia. É importante salientar que os sintomas, na sua grande maioria, podem ter várias causas. E isso não é sinal de gravidade, podendo ter como causa a parte muscular, articular, disco intervertebral e outras.

“Existem várias razões que levam uma pessoa a ter uma dor lombar, mas as principais estão relacionadas a questões posturais no dia a dia, sedentarismo, ambientes estressantes, estresse emocional e até em execuções erradas de exercícios físicos. Dependendo do tempo de duração, essas dores podem ser classificadas como agudas ou crônicas”, explica o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.

O processo de envelhecimento natural do corpo pode estar relacionado com algumas alterações que potencializam a dor, como por exemplo o aumento natural da rigidez articular, sendo um fator importante principalmente em pessoas acima de 60 anos de idade. Outro fator bem conhecido que pode estar associado a dores na região lombar são as hérnias de disco. “Sabemos que a partir dos 35 anos de idade não é incomum a presença destas, mesmo não apresentando sintomas, mas em alguns casos elas podem estar relacionadas com sintomas de dor lombar e irradiação para as pernas”, ressalta o profissional. Tabagismo, sedentarismo, falta de descanso, gestação e até questões emocionais também podem ajudar a desenvolver dores lombares.

Como aliviar a dor nas costas

A dor nas costas geralmente melhora dentro de algumas semanas sem a necessidade de um tratamento clínico ou medicamentoso. Há coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar sua recuperação. É recomendável investir na prevenção da dor. Isso pode ser feito adotando uma rotina mais saudável com a prática de exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde emocional e sono. Confira outras dicas:

  • Mantenha-se ativo e tente continuar com suas atividades diárias
  • Use um bloco de gelo (ou saco de ervilhas congeladas) envolto em uma toalha de chá para reduzir a dor e o inchaço
  • Use uma bolsa de calor (ou bolsa de água quente) enrolada em uma toalha de chá para aliviar a rigidez das articulações ou os espasmos musculares
  • Tente fazer alguns exercícios e alongamentos para dor nas costas

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!