Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dor nas costas pode esconder 6 doenças graves

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dor nas costas que surgem de repente, são persistentes e não desaparecem com uso de analgésicos e anti-inflamatórios podem não significar apenas

Dor nas costas que surgem de repente, são persistentes e não desaparecem com uso de analgésicos e anti-inflamatórios podem não significar apenas desconfortos locais, causados por má postura ou esforço excessivo. Conheça algumas doenças graves que provocam dor nas costas e não têm nada a ver com a coluna:

Veja também: Grupo Ultra põe Extrafarma à venda

Doenças que causam dor nas costas

Inflamação da vesícula: a condição é resultado de pedra na vesícula e, além de dor nas costas, pode apresentar sintomas como sensação de peso na barriga, inchaço, entre outros. Em alguns casos, pode haver necessidade de cirurgia para retirada da vesícula.

Siga nosso Instagram

Pancreatite: a inflamação do pâncreas pode começar subitamente e durar dias ou até permanecer ao longo de vários anos, caso da pancreatite crônica. Cálculos biliares e consumo excessivo de álcool são algumas das causas. Os sintomas, além de dores nas costas, incluem náuseas e vômitos.

Doenças do intestino: condições que afetam o órgão, como Síndrome do Intestino Irritável, provocam dores abdominais que irradiam para as costas. Cólicas, inchaço na barriga e diarreia são outros sinais de que algo não vai bem com seu intestino.

Pedras nos rins: durante uma crise é comum sentir dores nas costas, especialmente próximo à região lombar, em um dos lados do corpo. O paciente deve seguir ao hospital o quanto antes para tomar medicamentos ou mesmo remover a pedra cirurgicamente.

Doenças do pulmão: condições como pneumonia ou até mesmo câncer de pulmão podem provocar dores  que não estão relacionadas a problemas de coluna. Além dos desconfortos, verifique a presença de outros sintomas, como tosse, falta de ar ou febre alta.

Mieloma múltiplo: trata-se de um tipo bastante raro de câncer que afeta a medula óssea e, além das dores nas costas, pode causar fraqueza, cansaço excessivo, perda de peso sem motivo aparente, sede excessiva, constipação, entre outros sintomas. A doença é mais comum entre pessoas idosas, mas pode aparecer em qualquer idade.

Como aliviar a dor nas costas?

Para o alívio da dor nas costas, você pode tomar algumas medidas:

  • Realiza alongamentos para aliviar a tensão muscular
  • Durante o banho, aproveite para massagear o local. A ação será potencializada pela água morna
  • Reduza o estresse. O nervosismo pode levar a uma maior tensão muscular
  • Sempre que possível, relaxe em uma posição que seja confortável para a região

Fonte: Alfenas Hoje e Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!