Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como evitar enjoo na gravidez?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Responsáveis, muitas vezes, por alertar e até anunciar a gravidez, os enjoos são muito comuns durante a gestação. Começando, geralmente, na 4ª semana e podendo persistir até o final da gravidez, este é um sintoma clássico. E, por isso, bastante normal na vida da maioria das futuras mães, em diferentes intensidades. Mas você sabe por que isso acontece? E sabe como evitar o enjoo na gravidez? Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas preciosas para te ajudar. Acompanhe!

Por que o enjoo acontece?
Primeiro, é importante entender que, durante a gestação, o corpo da mulher sofre muitas mudanças. As alterações hormonais aumentam a concentração de ácido no estômago e tornam a digestão mais lenta, por exemplo. Além disso, o crescimento do útero empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta. Por fim, o estresse e o medo também podem contribuir para que o enjoo aconteça durante a gravidez.

No entanto, apesar de perfeitamente normal, o enjoo pode incomodar e causar muitos desconfortos. Por isso, o que fazer diante desse sintoma?

Mas como evitar enjoo na gravidez?
Ainda que não exista nenhuma receita milagrosa ou fórmula mágica que acabe de uma vez por todas com o mal-estar das grávidas, nós trouxemos aqui 8 dicas que podem te ajudar se você está passando por este momento! Contudo, caso o sintoma persista em alta intensidade, lembre-se que é importante consultar seu médico ou médica. Confira!

1. Evite cheiros e comidas fortes ou que causem náusea
Durante a gestação, as mulheres tendem a ficar mais sensíveis a sabores e odores. Por isso, evite, na medida do possível, cheiros e comidas com odores muito fortes, que possam ou que já causaram náusea em você.

2. Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados
Opte por alimentos leves, não muito temperados e em temperatura ambiente ou frios. Assim, eles exalam menos cheiro e causam menos mal-estar!

3. Deixe uma bolacha, lanchinho ou água com sal sempre a mão para ingerir ao acordar
Ao acordar pela manhã, pode ser interessante ingerir algum alimento leve e aguardar por cerca de 20 ou 30 minutos. Para, então, se levantar da cama.

4. Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas
O estômago vazio piora a náusea. Por isso, evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal, por exemplo.

5. Inclua gengibre na alimentação
Comer um pedacinho de gengibre ou chupar balas de gengibre ajuda na hora da digestão, diminuindo a irritação da parede do estômago.

6. Se mantenha hidratada
Água é sempre o melhor remédio! Beba água de tempo em tempo, mas evite beber líquidos durante as refeições.

7. Pratique exercícios de acordo com a indicação médica
Se movimentar é sempre bom, já que colabora com a qualidade de vida e o bem-estar. E isso não seria diferente durante a gestação! Mas vale lembrar que é importante consultar o seu médico antes de praticar exercícios físicos intensos, por exemplo.

8. Cheire limão ou chupe um picolé de limão
O limão pode ajudar a amenizar a náusea. Por isso, uma dica é tomar chá gelado com limão, colocar rodelas de limão na água com gás, chupar um picolé ou, até, cheirar o limão!

Como a literatura pode ajudar na preparação para a maternidade
Que tal preparar-se para a maternidade com livros? A literatura pode ajudar e muito nesse momento! Então, agora que você já sabe como evitar enjoo na gravidez, confira também as sugestões da Loja Leiturinha para as futuras mães!

Mulher & Mãe: 100 Perguntas Para Reconectar-se e Buscar Novas Perspectivas

Muitas mulheres, ao se tornarem mães, sentem que estão, de certa, forma perdendo suas próprias identidades. Pensando nisso, o livro Mulher & Mãe: 100 Perguntas Para Reconectar-se e Buscar Novas Perspectivas traz 100 perguntas para que cada mulher reveja seus valores e sua situação de vida, a partir de temas como autoestima, finanças, gratidão, espiritualidade, sexualidade, autocuidado e autovalor.

Fonte: Leiturinha

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress