Como identificar os níveis de CPK?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CPK

Quando os níveis de CPK, também conhecido como creatinofosfoquinase, estão muito altos ou muito baixos, isso pode indicar problemas de saúde e doenças graves. A creatinofosfoquinase é uma enzima que é encontrada nas células musculares. O exame é usado para ajudar os médicos a diagnosticarem doenças musculares e distúrbios cardiovasculares.

A CPK aumenta quando as fibras musculares estão danificadas. Quando os níveis de CPK aumentam ou diminuem acentuadamente, isso pode indicar problemas de saúde subjacentes.

Sintomas de CPK alterado

Os sintomas e indicações de CPK alterado podem variar muito. Os pacientes com níveis de CPK alterados podem experimentar dores musculares em todo o corpo, fraqueza muscular, espasmos musculares, dores de cabeça e fadiga. Alguns podem até desenvolver sensibilidade à luz e alergias.

O que causa CPK alto?

Há várias condições médicas que podem resultar em um nível de CPK alto no sangue, incluindo doenças musculares, lesões nos músculos, bem como doenças crônicas, como câncer, doença renal ou hepática. A CPK também pode aumentar quando um paciente toma medicamentos que contenham estatinas, como glicocorticoides, aspirina ou algumas drogas ilícitas.

O que causa CPK baixo?

O CPK também pode ser reduzido quando o paciente sofre de alguma deficiência nutricional, especialmente uma deficiência de vitamina B. Algumas doenças autoimunes, como lúpus, também podem resultar em níveis muito baixos de CPK.

A CPK está entre os exames mais comuns usados ​​pelos médicos para diagnosticar possíveis condições médicas. Quando os níveis de CPK estão muito altos, isso pode indicar uma condição médica grave, como uma doença muscular degenerativa. Quando os níveis de CPK estão muito baixos, isso pode indicar outra condição médica, como uma deficiência nutricional.

Como controlar os níveis de CPK?

A melhor maneira de monitorar e controlar os níveis de CPK é seguir regularmente as recomendações médicas e tomar os medicamentos prescritos. Os pacientes também devem seguir uma dieta saudável, pois isso pode ajudar a controlar os níveis de CPK. É importante que os pacientes com níveis de CPK altos ou baixos procurem atendimento médico o mais rápido possível.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress