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Startup mira farmácias com cashback social

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Startup mira farmácias com cashback social
Divulgação: Canva

Tecnologia, experiência do usuário e propósito social formam o tripé do programa de cashback da startup SaveCash. Fundada em 2013 na capital paranaense, a plataforma aposta agora nas farmácias e drogarias para impulsionar operações, que envolve a equipe das lojas e a sociedade para atrair e engajar novos clientes.

Fernando Ferreira, executivo com mais de 20 anos de experiência e um dos pioneiros em programas de fidelidade no varejo farmacêutico, responde pela diretoria executiva da startup. Seu desafio é escalar a solução para dentro do segmento tão diverso e repleto de particularidades, mas também de enorme potencial.

Mais de 10 mil pontos de venda de outros setores do varejo e de serviços estão cadastrados na plataforma. A missão agora é escalar o piloto inicial, que em apenas 28 dias credenciou 82 mil consumidores. Nesse mesmo período, a startup representou cerca de 20% das vendas identificadas por uma grande rede de farmácias regional, gerando em torno de R$ 250 mil em cashback. Além disso, melhora a margem e ao mesmo tempo reduz o custo de aquisição de clientes, gerando vales sociais para ações em prol da erradicação da fome, algo realmente que ajuda as empresas e atende à agenda ESG.

A startup tem como meta para este ano superar 30 milhões de usuários. “Qualquer nova solução que se propõe a resolver uma dor do varejista deve ser capaz de aumentar a receita, reduzir custos, ser fácil de ser implementada e não rivalizar recursos com projetos já em andamento. A SaveCash atende a cada uma desses atributos, por engajar a empresa e os colaboradores com a comunidade. Esse modelo único de negócio passou pela “prova de fogo” do chão de loja com uma fluidez que realmente me surpreendeu”, avalia Ferreira.

Como funciona o modelo de cashback social?

Segundo a última pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 78% dos consumidores conhecem e 59% já utilizam as soluções de cashback. Porém, somente 15% das farmácias oferecem esse modelo.

A iniciativa promocional mais comum é o desconto, que embora tenha apelo e importância, traz consigo o sacrifício das margens. “Sem onerar os custos da operação, sugerimos que o desconto atual seja reduzido em 2% e que este valor seja transferido para a plataforma, para a conta da empresa dentro da SaveCash, via PIX ou boleto. Nossa solução oferece muito mais visibilidade e ROI para a loja, para os colaboradores, para os clientes e a comunidade local” enfatiza Fernando.

O aplicativo da SaveCash vai bem além do modelo convencional de cashback baseado na oferta de promoções. Trata-se de uma carteira digital, um meio de pagamento que possibilita aos varejistas utilizarem a plataforma para realizar campanhas de marketing sem nenhum investimento extra e de forma autônoma.

O cadastro pode adicionar usuários apenas com o número de celular, sem nenhum atrito nas filas. “Os clientes cadastrados devolvem parte da compra para sua loja até quando adquirem produtos em outros estabelecimentos, inclusive da concorrência. Isso ajuda a zerar o CAC”, lembra Ferreira.

Os consumidores passam a ter acesso instantâneo a vales-dinheiro que podem ser convertidos em compras em uma rede de lojas parceiras, sendo atraídos com suporte de recursos de geolocalização. O próprio operador de caixa que cadastra novos usuários na plataforma é remunerado com uma parte sobre o valor do desconto efetuado via SaveCash. Quando o cliente é novo, ele ganha mais, pois fideliza o cliente para sua empresa e cria uma alavancagem de marketing. É como se os clientes, cadastrados de forma involuntária e passiva, indicassem clientes novos para seu negócio.

Os varejistas ainda contam com treinamentos híbridos e presenciais sobre o uso da ferramenta, por meio da Academia SaveCash. “Nossa proposta é disponibilizar uma fórmula única que combina descontos, fidelização e visibilidade virtual para aumentar o faturamento dos varejistas. Além disso, trabalhamos com os descontos já aplicados de forma habitual, sem aumentar o preço dos produtos” acrescenta.

Fernando Ferreira
Fernando Ferreira: “Nossa proposta é disponibilizar uma fórmula única que combina descontos, fidelização e visibilidade virtual, resolvendo o custo de aquisição de clientes”

Ao se tornar parceira da SaveCash e movimentar a plataforma, a farmácia ainda ganha um certificado de capitalismo consciente, que atesta seu compromisso com o bem-estar da sociedade. E a comunidade será beneficiada com uma parte do montante arrecadado, a ser destinado a ações sociais. A exigência é que o projeto seja instalado na cidade onde o dinheiro circula.

Como condição especial, farmácias que contratarem a plataforma até o dia 30 de abril terão direito a isenção no custo de adesão e na mensalidade. O processo pode ser realizado por esse link. Mais informações poderão ser obtidas a partir do envio de e-mail para fernando.ferreira@savecash.com.br.

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