Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como não gozar rápido: aprenda a combater a ejaculação precoce

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ejaculação precoceMuitos casais se queixam da ejaculação precoce, também conhecida como ejaculação rápida. Apesar da busca por ajuda médica ser baixa, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 25% dos brasileiros já sofreram com a condição em algum momento da vida.

Para não gozar rápido, muitos homens apelam para automedicação, ao invés de buscar o auxílio médico especializado. Isso é muito perigoso, além de potencialmente ineficaz.

A primeira dica sobre como não gozar rápido não poderia ser mais simples: procurar um urologista. A partir de análise e com o auxílio dos exames corretos, ele poderá indicar a causa exata e o tratamento mais assertivo para a condição.

O que é a ejaculação precoce?

O paciente que sofre com essa condição é aquele que atinge o orgasmo antes do fim do ato sexual. A baixa procura de médicos para esses casos se deve a intimidade do quadro, o que causa vergonha em muitos homens.

Quais as possíveis causas?

Para determinar a causa do problema, algo a se considerar é a fase da vida do paciente.

Jovens costumam sofrer com a ejaculação precoce por causa da ansiedade. Já o estresse é o principal inimigo da saúde sexual de homens adultos.

No caso dos idosos, ela pode estar associada a disfunção erétil, comum nesta fase da vida.

Dicas sobre como não gozar rápido

Em primeiro lugar é necessário entender uma coisa: os casos de ejaculação rápida só são preocupantes se forem recorrentes. Episódios esporádicos não costumam ser indicativos de que há algo errado.

É classificado um caso da condição quando o homem ejacula antes do momento desejado ou com pouco estímulo sexual, como logo após a penetração, por exemplo.

Como muitas vezes a ejaculação precoce está ligada a saúde mental masculina, o acompanhamento psicológico é um dos primeiros aliados no tratamento.

Além dele, o médico especializado em urologia pode indicar alguns medicamentos.

Fora essas duas práticas, existem também algumas dicas que você pode utilizar para não gozar rápido:

  • A tensão muscular também pode causar a ejaculação rápida. Por isso, coloque na sua rotina exercícios relaxantes, como alongamentos e a ioga;
  • Use a masturbação para “treinar” seu organismo. Leve ao limite próximo do orgasmo, mas interrompa a estimulação, para aumentar seu controle sobre a ejaculação;
  • Dê preferência para posições com menor tensão muscular, ou seja, escolha aquelas em que a parceira ou parceiro se mantém por cima;
  • Fazer algumas práticas de dessensibilização também é uma hipótese. Dentre elas estão se masturbar de uma a duas horas antes da relação sexual e, caso não tenha o costume de utilizar preservativo, usar, pois diminuirá a sensibilidade;
  • Fortaleça os músculos do assoalho pélvico com os exercícios de Kegel, para ter um maior controle da ejaculação;
  • Anestésicos tópicos, desde que com indicação médica, podem ser utilizados, mas a redução da sensibilidade pode também diminuir o prazer sentido pelo homem;

Existe um profissional especializado em ejaculação precoce

Dentro da urologia, existe uma subespecialidade que tem como atuação a saúde masculina, e por consequência, os casos de ejaculação rápida: a andrologia.

Apesar de pouco conhecido, o andrologista é um profissional vital para a saúde dos homens e deveriam participar da vida dos pacientes assim como os ginecologistas no caso das mulheres.

Tem cura?

Sim. Seguindo as dicas listadas nesse texto e com o acompanhamento de multidisciplinar, tanto físico (andrologista e urologista) e psicológico, é possível sim se curar da ejaculação precoce.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress