A dor nas costas é um incômodo “democrático”: atinge todos igualmente, dos mais novos aos mais velhos. Com certeza você já sentiu uma fisgada inesperada ao tentar fazer algum movimento.
Como muitas dessas dores são resultados de uma má postura, elas têm atingido adolescentes e até mesmo crianças, cada vez mais precocemente. Para entender como tratar e o que pode estar por trás desse desconforto, devemos “começar do início” e falar sobre como é a coluna.
Como é a sua coluna?
A coluna pode ser dividida em cinco partes:
- Cervical (Pescoço)
- Torácica (Tronco)
- Lombar
- Sacro (Quadril)
- Cóccix
Cada uma dessas partes tem um número específico de vértebras:
- Cervical: sete vértebras (aquelas conhecidas pelo prefixo C – C1, C2 e assim por diante)
- Torácica: 12 vértebras (aquelas conhecidas pelo prefixo T – T1, T2, e assim por diante)
- Lombar: Cinco vértebras (aquelas conhecidas pelo prefixo L – L1, L2 e assim por diante)
- Sacro; Cinco vértebras fundidas
- Cóccix: Quatro a cinco vértebras fundidas
Uma coluna saudável, quando vista de frente, é reta. As curvaturas, quando vista de lado, são naturais e conhecidas como lordose e cifose. Existem pessoas que não possuem essas curvaturas (zonas planas ou segmento retificado) e também aquelas que as possuem de maneira muito acentuada (hiperlordose ou hipercifose)
Além disso, existem também os discos invertebrais, estruturas cartilaginosas que ficam entre as vértebras. Cada um desses 23 discos possui uma função, tamanho, espessura e formato específico para sua própria função.
A temida dor nas costas
Chegamos nela, a dor nas costas. Como você viu no último tópico, nossa coluna é muito complexa e possui várias estruturas e divisões. Ou seja, várias “partes” que podem virar problema futuramente.
Uma das regiões mais afetadas pela dor nas costas é a lombar. Isso porque é uma das divisões da coluna que mais se movimenta em nosso dia-a-dia, com graus elevados de movimento, tanto para frente, quanto para trás.
Um dos grandes pontos sobre esse incomodo é que, as vezes, você pode pensar que é uma dor fraca e que sequer merece muita atenção. Só que, por trás dela, pode se esconder um problemão no futuro.
Outros sintomas que podem surgir junto com a dor são:
- Cansaço
- Dormência e/ou formigamento
- Espasmos musculares
- Fraquezas e restrições de movimento
- Irradiação para outros membros, como braços e pernas
As principais causas dizem respeito, como já adiantamos, a erros posturais. A má postura pode acontecer a qualquer momento, como ao trabalhar, dirigir, ou simplesmente sentar para relaxar.
Possíveis fatores que te colocarão no grupo de risco para a dor nas costas são:
- Alcoolismo e/ou tabagismo
- Colchão e/ou travesseiros inadequados
- Envelhecimento
- Estresse e tensão
- Má alimentação
- Mochilas e malas muito pesadas
- Movimentos repetitivos
- Postura errada
- Predisposição genética
- Sedentarismo
- Sobrepeso
- Uso frequente de salto alto
Agora, vamos mergulhar um pouco sobre os tipos e prováveis motivos das dores nas costas.
Possíveis razões
A partir da região afetada ou da condição em que o incomodo surge (por exemplo: ao respirar), é possível determinar os motivos por trás da dor nas costas.
Dor nas laterais (direita ou esquerda)
Essa é uma dor que costuma surgir, normalmente, por movimentos repetitivos característicos de uma profissão, como a de dentista. Também pode ser causada pelo exagero nos exercícios físicos.
Normalmente a razão é uma lesão muscular e a dor se assemelha a uma sensação de peso na região.
Dor ao respirar
Normalmente, essa dor tem relação a problemas ou doenças respiratórias recentes. Também pode acometer pacientes internados e acamados. Caso seja associada a sensação de falta de ar, o motivo do desconforto pode ser os pulmões.
Dor na região próxima aos rins
Essa é uma dor nas costas que pode ter relação direta com o órgão. O incomodo pode ser um presságio das cólicas renais, causadas pelas pedras nos rins. Em casos mais graves, a dor pode ser muito intensa, até mesmo incapacitante.
Dor que irradia para as pernas
Quando as dores acabam irradiando para as pernas, a provável causa é alguma compressão no nervo ciático. É comum que a dor venha acompanhada por formigamento e dificuldade para sentar ou caminhar.
Dor com aperto no peito
O infarto pode ser o causador desse desconforto. Se for esse o caso, o paciente sentirá alguns outros sintomas, como enjoo e mal estar, além de notar que a dor piora com o esforço.
Pacientes que possuem risco aumentado são aqueles hipertensos, com colesterol alto e/ou sobrepeso.
Dor no meio das costas
As possíveis causas para esse tipo de dor nas costas são aquelas que afetam a própria coluna, como contrações musculares e hérnias de disco. Nesses casos, as dores pioram ao levantar ou quando o paciente permanece por muito tempo na mesma posição.
Essa dor também pode irradiar tanto para os lados (costelas), como para baixo, atingindo até mesmo os glúteos e as pernas.
Dor na parte de cima
Os motivos por trás dessa dor nas costas podem ser o torcicolo ou algum tipo de contratura muscular.
Quais os possíveis tratamentos para a dor nas costas?
Não existe um tratamento único para esse desconforto, uma vez que vários podem ser os possíveis motivos. Alguns dos tratamentos não cirúrgicos possíveis são a fisioterapia e a reeducação postural global (RPG).
Além disso, exercícios como pilates também serão de grande ajuda para fortalecer a região.
Mas, antes de partir para qualquer tratamento ou fortalecimento, consulte um médico ortopedista para um diagnóstico assertivo.