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Como recrutar novos colaboradores e reduzir o turnover?

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Descobrir como recrutar funcionários de alto desempenho e, ao mesmo tempo, evitar o turnover e manter os antigos é um desafio para muitas farmácias. Para completar, o Brasil aparece no topo do índice global de rotatividade de colaboradores, registrando um aumento de 56% de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo reportagem do DrugTopics, além de identificar funcionários que se alinhem aos valores e à cultura da empresa, o recrutamento precisa ser baseado em cargos.

“As atividades ou estratégias gerais de seleção não funcionarão para todos os cargos porque você está procurando diferentes tipos de pessoas. O que preciso em um farmacêutico será diferente do que espero de um operador de caixa”, alerta Britney Beck, fundadora e estrategista-chefe de pessoal da Hi-Wire HR Consulting

A especialista ressalta que, ao contratar um profissional, o gestor pode usar o LinkedIn como uma das fontes, mas faz uma ponderação. “Se estou contratando um caixa, esta rede social não será uma fonte eficaz. Portanto, baseie suas estratégias em função do cargo a ser preenchido”, comenta.

Plano de carreira para evitar o turnover

Na visão de Britney, existem dois formatos de planos de carreira que a farmácia pode desenvolver. O de curto prazo, que é a implementação neste momento, e o de longo prazo, onde ela pode focar daqui a três, cinco ou 10 anos.

  • Longo prazo significa estudar a estratégia de negócios, analisar a visão e alinhá-la ao plano de negócios
  • Se a farmácia quiser crescer e expandir os serviços, ela precisa elencar as funções necessárias para que isso aconteça
  • Identificar quais são essas funções e, em seguida, definir o caminho, mapear, planejar como os funcionários existentes podem passar de uma posição para outra em curto prazo

Dicas para manter a motivação

Colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores, conforme indicou pesquisa da Harvard Business Review. Ao contrário da crença comum de que a realização vem depois de muito esforço, a verdade é que o bom desempenho apenas é conquistado quando se coloca o bem-estar em primeiro lugar.

Para atingir esse objetivo, a diretora de recursos humanos Andreza Shibata enumera cinco princípios fundamentais que regem a relação das companhias com seus times.

1 – Salário emocional 

Abordar questões relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho é um hábito importante para manter a qualidade de vida da equipe, promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Práticas como palestras, rodas de conversas, workshops e treinamentos devem fazer parte da rotina corporativa

2 – Desenvolvimento profissional 

Ao mesmo tempo que treinamentos dão luz às possibilidades de crescimento dentro de uma empresa, eles demonstram um investimento genuíno nos colaboradores. Quando se prioriza isso, a empresa evidencia as habilidades da equipe

3 – Comunicação transparente 

Promover a participação ativa nas decisões organizacionais, seja por meio de votação, opiniões ou feedbacks, motiva os colaboradores e traz clareza sobre o propósito da empresa. A liderança desempenha um papel crucial quando não apenas oferece críticas construtivas, mas também acolhe as opiniões dos funcionários, fortalecendo uma cultura de comunicação aberta e eficaz

4 – Pacote de benefícios  

Oferecer um pacote de benefícios que promova a saúde, a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários é tão relevante quanto um bom salário. Mesmo com uma remuneração competitiva, a valorização plena no ambiente de trabalho é crucial para evitar problemas de relacionamento, queda no desempenho e até mesmo pedidos de demissão em casos extremos

5 – Incentivo à inovação 

Criar um local de trabalho propício à criatividade é decisivo para estimular a expressão de ideias. Ambientes descontraídos e estimulantes podem ser uma saída para fortalecer o espírito de equipe, aliviar o estresse e incentivar soluções inovadoras

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