Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Oito dicas para realizar um bom programa de recrutamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Oito dicas para realizar um bom programa de recrutamento

O programa de recrutamento da sua empresa quase sempre culmina em desgastes com o colaborador e até mesmo em um turnover frequente? Pode ser um indicativo de que esse processo está sendo conduzido sem o devido apuro, com carência de feedbacks e uma análise deficiente do perfil dos candidatos.

Mas as oito dicas abaixo podem mudar essa realidade.

  • O recrutador precisa ser assertivo, claro e objetivo, a fim de evitar mal- entendidos ou dúvidas em relação à vaga e às expectativas relacionadas à função, o que inclui os requisitos necessários, as habilidades específicas e os próprios benefícios a combinar
  • O processo seletivo é a porta de entrada para o profissional na empresa, mas não pode se resumir somente a isso. “O que proporciona resultados mais eficazes é o alinhamento entre o gestor e o superior imediato daquela área. Isso porque, para aumentar o quadro, é preciso ter uma boa justificativa, assim como para substituir um colaborador”, explica a gerente de recursos humanos da Procfit, Elizabeth Almeida
  • Antes de sair em busca de profissionais de fora da companhia, que tal olhar para dentro e identificar talentos com capacidade para assumir o cargo. “Ele pode atuar como líder exclusivamente para o recrutamento e já seria lapidado para ocupar um futuro cargo de decisão, o que tende a ser menos trabalhoso que um recrutamento externo”, avalia o consultor de gestão de pessoas Paulo Lugli
  • É importante questionar se houve um alinhamento entre os líderes da área com a estratégia da empresa, pois durante um processo seletivo é muito comum aparecer um candidato com perfil apto para outra função. “E a vaga vai se transformando de tal maneira que torna o recrutamento muito mais demorado para atingir seu objetivo”, explica Elizabeth.
  • A vaga precisa sempre ser direcionada para profissionais com as competências esperadas e isso deve ser transmitido também aos colaboradores. “Na Procfit, por exemplo, temos o programa de indicações, onde os colaboradores podem indicar profissionais para as vagas”, comenta Elizabeth. Para evitar retrabalho para o RH, as competências e exigências do cargo precisam ser bem descritas e estar alinhadas para que os colaboradores possam ajudar nesse processo
  • Para que o recém-contratado tenha uma boa jornada dentro da empresa, a integração precisa ser eficiente e ágil. É essencial, por exemplo, fazer a separação dos equipamentos com antecedência e alinhar com o gestor responsável o dia ideal para que o colaborador faça a estreia na companhia, para que a agenda do líder esteja disponível para os primeiros acompanhamentos. A equipe também precisa ser avisada com antecedência sobre a chegada do profissional
  • Passados 45 e 90 dias, é importante chamar o profissional para uma conversa, para saber a aplicabilidade do que ele conseguiu aprender e se está recebendo feedbacks da equipe. É ideal que o superior imediato cumpra esse papel, para ajudar a gerar um clima de confiança, mas é importante tanbém o acompanhamento do RH para auxiliar o gestor
  • Para diminuir o turnover, o ideal é saber os fatores que agradam o colaborador e fazem com que ele permaneça na empresa. O gestor deve sempre se colocar à disposição para identificar possíveis problemas e ajudar nas dificuldades que possam surgir. Isso aumenta no profissional a vontade de continuar na companhia

Transparência, diálogo e ações corretivas contribuem para garantir excelência ao recrutamento e evitar insatisfações futuras.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!