A rede que atingir bons nรญveis de engajamento em programas de fidelidade sai na frente da concorrรชncia em meio a 90 mil farmรกcias buscando a atenรงรฃo do consumidor. ย Mas o caminho para perseguir esse objetivo รฉ รกrduo e passa pela implementaรงรฃo de plataformas de apoio ร s estratรฉgias comerciais, em favor da adesรฃo e recorrรชncia dos clientes.
ร o caso do aplicativo Full Points, que ajuda a aproximar e reter a base de consumidores jรก existentes com vouchers promocionais e ofertas personalizadas, de acordo com o seu perfil de compras. โCom ele a farmรกcia consegue segmentar a base de acordo com os parรขmetros de tempo, frequรชncia de compra e tรญquete mรฉdio, customizando o atendimento aos consumidores mais fieisโ, explica Renan Duca, coordenador de negรณcios da Procfit.
Segundo o executivo, outro diferencial รฉ a possibilidade de disponibilizar um programa de pontos e cashbackย para que o usuรกrio se sinta motivado em comprar mais produtos e retorne para utilizar o crรฉdito acumulado.ย Primeira empresa a fazer uso do Full Points, a Marcfarma viu sua base de clientes saltar de 30 mil no inรญcio de 2017, quando criou seu programa de fidelidade, para 130 mil.
As vendas para esse perfil de shopper jรก representam 90% do faturamento da empresa. Com 16 lojas no interior do Paranรก, a rede desenvolveu um sistema de pontuaรงรฃo que dรก direito a cashback para qualquer compra efetuada na farmรกcia. No aniversรกrio, a pontuaรงรฃo รฉ dobrada.
Engajamento em programas de fidelidade pode dobrar valor da cesta
As tรกticas para assegurar engajamento em programas de fidelidade tรชm potencial para dobrar o valor da cesta de consumo. โO tรญquete mรฉdio de um usuรกrio fidelizado gira em torno de R$ 69, enquanto o de um cliente โnormalโ fica abaixo de R$ 30. ย E a frequรชncia de compra tambรฉm aumenta. A ida ao PDV รฉ de trรชs vezes ao mรชsโ, explica Hugo Marques, gerente de TI da Marcfarma.
Alรฉm de informar via SMS com o saldo do crรฉdito a vencer, a ferramenta tambรฉm envia aviso de promoรงรตes e lembretes de produtos recorrentes que estejam necessitando de reposiรงรฃo. โPouco antes do prazo de expiraรงรฃo dos pontos, observamos que sempre ocorre um pico de vendas, uma vez que ninguรฉm quer perder o benefรญcioโ, acrescenta.
A estratรฉgia, inclusive, foi replicada na expansรฃo da rede em Moreira Sales (PR). โQuando abrimos uma unidade na cidade, fizemos um trabalho de campo para verificar a existรชncia de consumidores locais que costumavam comprar em farmรกcias de municรญpios prรณximos e concedemos a eles um saldo extra para ser utilizado na inauguraรงรฃoโ, ressalta Marques. Alรฉm de chamar a atenรงรฃo da concorrรชncia, a rede tambรฉm bateu um recorde de faturamento com a aรงรฃo.
Com um sistema unificado em todas as plataformas, seja na loja fรญsica, no e-commerce ou via WhatsApp, o Full Points centraliza e arquiva o histรณrico de compras do consumidor. Tambรฉm afere os perรญodos de uso do cashback e a composiรงรฃo da cesta a cada compra.
Um ponto importante para os gestores que pretendem criar um programa de benefรญcio รฉ que o custo para trabalhar com a retenรงรฃo deste pรบblico รฉ infinitamente inferior ao dispensado para captar novos clientes. โO gasto para aquisiรงรฃo de cliente por trรกfego pago nas redes sociais custa em mรฉdia R$ 20, considerando campanhas no Instagram, Facebook e TikTok. Jรก o trabalho dentro da nossa base de dados sai por menos de R$ 2 por mรชsโ, finaliza Marques.