Como usar o oxímetro?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Com a pandemia da Covid-19 e os fortes efeitos nos pulmões causados pela doença, nunca se falou tanto sobre o oxímetro. Esse aparelho tem como

Com a pandemia da Covid-19 e os fortes efeitos nos pulmões causados pela doença, nunca se falou tanto sobre o oxímetro. Esse aparelho tem como função medir a oxigenação do sangue, ou seja, dar um panorama sobre como está a circulação de oxigênio no seu corpo.

Veja também: Mais de 17 mil profissionais da saúde foram infectados em um ano de pandemia no PR

De fácil entendimento, o oxímetro é um aparelho que você pode utilizar tanto com o auxílio de um profissional da saúde, quanto em casa mesmo. Mas para isso, você precisa aprender a utilizá-lo.

Siga nosso Instagram

Saiba como usar o oxímetro

Em primeiro lugar, é importante saber o tipo de oxímetro que você possui. Existem duas versões do aparelho – a de dedo e a de pulso. Cada uma tem seu próprio jeito de ser posicionado para o uso. Por isso, cheque as orientações do produto.

Basicamente, em ambas as versões, você deve posicionar um ou mais dedos em uma superfície emborrachada. Passos indicados para uso do aparelho são:

  • Higienizar as mãos antes do uso
  • Evitar o uso de esmalte nas unhas, pois pode interferir na leitura
  • Permanecer parado durante a aferição

Qual é o nível de oxigenação ideal?

O valor considerado normal em pacientes saudáveis e ao nível do mar é na casa de 95% a 100%. Apresentações de resultados no oxímetro de 90% a 94% devem ser investigados. No caso de o resultado ser inferior a 90%, é considerado emergência clínica, segundo a OMS.

Covid-19 e outras patologias como gripes e resfriados podem interferir nos níveis de oxigenação no sangue.

Mas, atenção

O oxímetro é um importante companheiro para sabermos como anda nosso corpo. Mas o seu uso não elimina visitas a profissionais da saúde. Assim como os termômetros, o aparelho é um assessório que ajuda a cuidarmos de nós mesmos.

Por exemplo, em caso de suspeita de Covid-19, resultados mais baixos de oxigenação no sangue, por si só, não confirmam o contágio nem o avanço do quadro.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas