Estudo inédito da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indicou que 88% dos consumidores 60+ já incorporaram as compras online às suas rotinas. E a maioria (84%) utiliza o smartphone para efetivar essas transações. A utilização desse dispositivo era uma realidade para 17% cinco anos atrás.
O levantamento envolveu 500 entrevistados e contou com a parceria da AGP Pesquisas. “É o sexto ano em que realizamos esse estudo para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital desse público no varejo”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Ainda segundo a pesquisa, 85% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra.
Farmácias têm percepção positiva para consumidores 60+
Para 74% dos consumidores 60+, a comodidade de não sair de casa é uma dos fatores decisivos para a decisão de comprar por canais digitais. E as farmácias e drogarias oferecem as melhores experiências para esse cliente – 84% dizem que a jornada de consumo nesses estabelecimentos são positivas.
O estudo também avaliou o potencial do metaverso como canal de relacionamento e vendas. Para 32% dos consumidores 60+, o metaverso certamente ou provavelmente será utilizado nas operações de e-commerce no futuro – apenas 23% dizem que não usariam. “Vale ficar muito atento ao desenvolvimento dessa tecnologia, pois ela encontrará aceitação pelo consumidor”, ressalta Terra.
Para o consultor, pelo tamanho que esta parcela da população irá representar nos próximos anos, é importante cada vez mais o varejo entender e buscar soluções para esse público. “Negócios online focados no público sênior devem levar em conta usabilidade dos sites e uma natural desconfiança a respeito da segurança das informações”, acrescenta.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico