Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Faturamento das farmácias cresce 25,9% na Black Friday

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

faturamento das farmácias

O varejo farmacêutico foi a menina dos olhos da Black Friday deste ano. O faturamento das farmácias teve alta de 25,9% na data, em comparação à edição do ano passado. Detalhe: o aumento da receita do varejo em geral foi de apenas 6,9%.

Os dados não consideram o desconto da inflação acumulada no período e integram o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido pela Cielo.

O faturamento das farmácias foi o que mais avançou no período, seguido de perto pelo segmento de turismo e transporte (25,1%). Outro ponto positivo é que o terceiro maior crescimento foi do setor de cosméticos e higiene pessoal (22,2%), o que também impacta positivamente o varejo farmacêutico.

Em relatório ao mercado, o fato de a Black Friday ter acontecido de maneira simultânea à Copa do Mundo pode influenciado as vendas positivas do ano. Destaque para as promoções no varejo digital, que garantiram um incremento de 21,1% na receita, contra 5,4% do varejo físico. “Mesmo após a pandemia, o online é uma tendência que veio para ficar”, comenta Vítor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo.

Resultados da Black Friday por região

Levando em conta os dados por região, os estados do Sul lideraram o crescimento, com alta de 14,2%. O Rio Grande do Sul teve avanço acima da média, com 18,4%, mas Santa Catarina (13%) e Paraná (11,1%) também apresentaram indicadores expressivos. O Sudeste registrou evolução de 6,5% e foi puxado pelos desempenhos de Minas Gerais (8,6%) e São Paulo (7,4%).

 

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul sobressaiu com alta de 9,4%. Já o Ceará foi o estado do Nordeste com maior incremento percentual – 4,1%. A Região Norte foi a única em que o faturamento caiu.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress