Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Compreendendo melhor sobre a Cefalexina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CefalexinaA Cefalexina é um medicamento muito eficaz no tratamento de infecções, e age na defesa contra bactérias no corpo humano. Sendo assim, se classifica como antibiótico do grupo das cefalosporinas. Vamos entender um pouco de que maneira ele atua em nosso corpo humano, suas limitações, formas de uso e adversidades.

Serve para que?

A Cefalexina funciona, como um todo, na proteção imunológica a infecções bacterianas. Ela é utilizada em diversos tratamentos, como sinusite, pneumonia, otite, bronquite, gonorreia, infecções respiratórias, dentárias, cutâneas, da faringe, e até contra dor de cabeça e garganta constantes.

Não só para um tratamento este antibiótico serve, mas para vários. Porém, deve sempre ser consultado e receitado por um médico, sabendo que o uso equivocado de um antibiótico pode causar muitas complicações maiores.

Modo de uso e informações básicas

Seu uso é realizado apenas por ingestão, ou seja, o comprimido deve ser engolido pela boca. Posteriormente, o tempo para fazer efeito é relativamente rápido, girando em torno de 1 hora após ingerir.

A dosagem e os horários são fornecidos pelo médico que receitou, já que a Cefalexina não pode ser adquirida sem receita médica. De acordo com a fornecedora e a farmácia, seu preço varia de R$10 a R$120

Efeitos colaterais

Apesar de ser um remédio com boa tolerância, a Cefalexina também tem possíveis efeitos colaterais.

Os efeitos mais comuns envolvem diarreia, tontura, dor de estômago, náusea e cansaço.

Já os mais difíceis de acontecer são erupções cutâneas, sangramento nasal, mudança de cor da urina e fezes, coceiras e inflamações no fígado.

Não deixe de lado o uso do antibiótico conforme a orientação médica. Exagerar ou falhar no consumo da Cefalexina pode tornar as bactérias mais fortes e resistentes.

Contraindicações da Cefalexina

Consulte o médico em casos de:

  • Gravidez e amamentação;
  • Insuficiência renal;
  • Diabetes.

Idosos e crianças podem fazer uso, mas com total comprometimento em relação a horários e dosagem.

É evidente que a Cefalexina tem versatilidade nos tratamentos e abrange um grande número de usuários, sendo eficaz contra infecções bacterianas. Mesmo em casos de uso constante, é recomendada sempre a orientação médica antes do uso, para não se complicar e ter um uso saudável do antibiótico.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!