Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Concentração de farmácias gaúchas é uma das maiores do mundo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias gaúchas

Sob impacto de doenças sazonais e com presença crescente no mundo digital, as farmácias gaúchas consolidam o Rio Grande do Sul com uma das localidades com maior concentração do lojas do mundo. As informações são parte de um levantamento do Zero Hora, com apoio do Conselho Regional de Farmácias local (CRF-RS).

Com 5,7 mil farmácias ao todo, o estado dispõe de 50 PDVs para cada grupo de 100 mil habitantes. A média é superior à do Brasil, com 42 lojas, e está bem acima das taxas nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A cada cinco dias, em média, o Rio Grande do Sul ganha um estabelecimento do gênero.

Somente a Grécia tem uma proporção maior que a do Rio Grande do Sul. A média geral dos países da OCDE é de 28 por 100 mil.

 

grafico farmacias gauchas

 

Envelhecimento populacional puxa avanço das farmácias gaúchas

A quantidade de farmácias gaúchas cresceu 6% nos últimos cinco anos, segundo registros do CRF-RS. E o processo de envelhecimento populacional ajuda a explicar esse rápido avanço. O número de pessoas com 60 anos ou mais aumentou 40% no estado desde 2012 e passou a representar quase um quinto da população.

Os dados impulsionam investimentos das principais redes de drogarias atuantes no Rio Grande do Sul. É o caso da Panvel, que está injetando R$ 25 milhões na duplicação do seu CD em Eldorado do Sul. “Temos um projeto de crescimento que prevê a abertura de 60 novos pontos por ano”, declarou Roberto Coimbra, diretor executivo de Operações. Nos últimos 12 meses até setembro, a empresa abriu 68 unidades.

Já as Farmácias São João destinarão R$ 200 milhões para inaugurar um centro logístico em Gravataí, enquanto as Farmácias Associadas apostam na capilaridade, ao fincarem bandeira em 302 dos 498 municípios gaúchos. A rede associativista é a maior do estado em número de lojas.

As particularidades do estado incentivam também o avanço de “forasteiros”. A RaiaDrogasil abriu 50 lojas nos últimos dois anos no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress