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Confira receitas para ampliar a presença digital da farmácia

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Confira receitas para ampliar a presença digital da farmácia

Empreender em 2024 significa investir na presença digital e entender o verdadeiro e amplo papel das redes sociais para projetar a farmácia. Para mostrar a importância desse canal para o varejo farmacêutico, o sócio-diretor da WSI, Ricardo Guimarães, explicou o “caminho das pedras”.

O executivo começa com uma declaração que pode alarmar os menos inseridos nessa realidade. “Não existe uma receita” para o sucesso nas redes sociais e/ou ambiente digital.

“Tudo depende da realidade do empreendedor e de seu negócio. Qual o background da empresa? Ela enfrenta alguma dor específica no momento? Quais seus objetivos? Há uma equipe de marketing a postos? Por isso as soluções e estratégias, nesse sentido, são totalmente personalizáveis”, comenta.

O beabá da presença digital

Segundo Guimarães, o primeiro passo para estimular a presença digital é entender o momento da companhia e comparar com o objetivo. Com essas informações em mãos, é possível fazer os primeiros esboços da estratégia.

“Se falamos de uma meta de aumento das vendas em curto prazo, por exemplo, o ideal seria o patrocínio de publicações ou em uma palavra-chave. Mas quando o assunto são os resultados de médio e longo prazo, o ideal é fortalecer o engajamento orgânico”, explica.

Mas não basta simplesmente ter o conteúdo em seu site ou rede social, ele deve ser escrito pensando no público que você quer atingir. “É necessário sempre analisar os algoritmos do Google e produzir informações estrategicamente para um público mais assertivo e de acordo com cada mídia”, argumenta o executivo.

Além do discurso

Relembrando a afirmação de Guimarães, “não existe receita” para fortalecer a presença digital do seu negócio, principalmente com a fluidez tradicional do mercado de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Como o nome traduzido já diz, o SEO é um conjunto de técnicas utilizadas em sites, textos e outros tipos de publicação, para que performem melhor nos mecanismos de busca, como Google, Bing e similares.

Só que ter um site nota dez nesse quesito vai muito mais além do que simplesmente palavras-chave e produção de conteúdo. “Os algoritmos do Google mudam, mas você deve se manter alinhado”, afirma.

Entre as dicas do especialista, destacam-se:

  • Estar com a manutenção do site em dia
  • Conquistar backlinks (links que levem para seu site) em outros conteúdos
  • Monitorar constantemente eventuais mudanças e se adequar

Resultados na prática

Por vezes, o micro e pequeno empreendedor, tão acostumado com a loja física, não vê com tanta confiança assim o mercado digital. Mas é exatamente essa percepção que o impede de atingir resultados ainda melhores.

Guimarães relatou, por exemplo, um caso em que a WSI trabalhou com uma rede de farmácias e aumentou os leads, ou seja, os potenciais clientes, por meio do investimento na presença digital.

“Auxiliamos uma rede de farmácias em Minas Gerais para aumentar sua receita por meio do tráfego orgânico. Conseguimos um crescimento de 35%, o que gerou um avanço no número de leads conquistados e também na taxa de conversão desses leads em clientes”, afirma.

Entre as estratégias utilizadas, uma das principais foi o inbound marketing, fomentando um relacionamento entre a drogaria e os consumidores, incluindo aqueles que ainda não haviam sido fidelizados ou se encontravam desengajados.

 

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